A RODA DE SAMBA DOS VIRALATAS

Este ano, apresentei o projeto abaixo em meu nome, em parceria com Thiago Leonel (marketing e produção) e Adriel Job (mestre de bateria). É preciso esclarecer que a maioria dos dirigentes de blocos de carnaval, pelo menos em Guaxupé, é idealista, quer pôr o bloco na rua por puro prazer, pois não há retorno financeiro.

Logomarca criada pelo publicitário Caetano Cury, em 2007.

Projeto A Roda de Samba dos Viralatas

O Vira-latas do Samba é um bloco de carnaval iniciado em 2006, de modo amador, com cerca de 50 foliões. Em 2007, com o apoio da Prefeitura de Guaxupé, o Vira-latas do Samba em parceria com o Instituto 14 Bis (Mauri, Carlos Henrique e eu) reuniu mais de 300 integrantes com o tema “A cidade dos Vira-latas”, mas sem perder a irreverência inicial, sua principal característica. Este ano, o bloco pretende levar para a rua jovens concentrados em “barracões”, para despertar nos mesmos o entusiasmo pelo tradicional carnaval de rua; as crianças do “bate-lata” também irão desfilar com seus uniformes para dar visibilidade ao referido projeto; o desfile será interrompido no meio do trajeto, quando será formada uma grande roda de samba, durante 30 minutos, executando sambas de cadência tradicional. Para deixar o clima ainda mais alegre e ritmado, todos os integrantes do bloco (exceto bateria) irão “chacoalhar” ganzás (ovinhos percussivos). Para “provocar” o público, o Vira-latas irá desfilar no sentido correto do trânsito, realizando um circuito completo, a partir do São João Supermercados até a Praça do Rosário, ao contrário do costume atual. Para isso, gostaríamos, se possível, de sair no sábado e na segunda, a partir das 18h ou 19h.

Objetivos:
- Valorizar e animar o carnaval de rua guaxupeano;
- Despertar e difundir o interesse pelas rodas de samba tradicionais;
- Apoiar o projeto “bate-lata” do CEAS;
- Integrar os jovens dos “barracões” ao carnaval de rua;
- Instigar a formação de novos sambistas/carnavalescos;
- Promover maior empatia entre os cidadãos com os animais abandonados (vira-latas).

Justificativa:
- Nossa cidade já teve vários blocos na história dos carnavais, como Bicancas (formação inicial), Bagdá, Sambaálcool e outros. Atualmente, há preponderância das escolas de samba. O Vira-latas do Samba vai manter sua formação e descontração original, grande atrativo para o público jovem, e resgatar antiga tradição carnavalesca, bem como as rodas de samba, conquistando, também, a simpatia dos mais velhos.




Estamos aguardando retorno do Departamento de Cultura para iniciarmos os preparativos. A bateria ficará por conta do Adriel, com cerca de 30 integrantes. Quem tiver jeito pra coisa e interesse, favor entrar em contato com ele. Serão confeccionados mais 200 "abadás viralatas" para os demais foliões, cerca de 100 a menos que no desfile de 2007. Logo que estiverem confeccionados, informarei como adquiri-los. Quem tiver alguma sugestão ou quiser participar de alguma forma, deixe um "latido" neste blog.


DO SAMBA AO ROCK

Ilustração da Luciana Abrão, uma das expositoras do 1º Beerock, que aconteceu ano passado na saudosa Heliodora (Empório da Cachaça).

Dá uma olhada na postagem anterior: sábado vai rolar mais uma festa Beerock, no Cine 14 Bis. Os ingressos são limitados, espero que você já tenha comprado o seu...

E já que o assunto é rock, aproveito pra deixar uma encomenda pra Bia:

Comentários

Anônimo disse…
Podemos dizer, como participantes do primeiro desfile do ViraLatas do Samba, que os Bozós, grupo, do qual nosso amigo Thiago Leonel participa, apóis integralmente este projeto. E esperamos que em 2010, possamos comemorar nossos 10 anos juntamente com a continuidade do sucessos deste grupo heterogêneo como o ViraLatas.
Assim como vocês, os Bozós foram criados pra trazer de volta ao Carnaval de Guaxupé a irreverência e principalmente a alegria espontânea e legítima que sempre marcou nossos carnavais.
Durante 5 anos, agregamos diversas pessoas, das mais variadas localidades, que tinham em Guaxupé sua base familiar, e que possuem no sangue a essência do carnaval desta cidade.

A irreverência dos Bozós, aliada a postura diferenciada e marcante dos ViraLatas, com certeza fazem uma combinação, que tornam o Carnaval de Guaxupé, diferenciado, simples, alegre e legítimo como sempre deve ser.

Acredito que o Thiago, que pelo que percebemos, tem participado ativamente deste movimento, esteja transmitindo de uma forma correta, os princípios que sempre nortearam os Bozós. Amizade, Alegria, Irreverência e Criatividade.

Acredito que a origem, como foi citada neste Blog, nos Bicancas, está no nosso sangue, e por isso aproximam de tal forma os Bozós e os ViraLatas. Creio que este não seja só um pensamento individual, mas de todos, que ao longos desse ano, passaram e permaneceram eternos Bozós.

Um abraço a vocês.

Matheus Sabbag Leonel
Fundador dos Bozós
10 anos - 2010
Carolina Zaiat disse…
Espero que voces consigam realizar este projeto assim como esta escrito! Nao deixem que ninguem atrapalhe... acredito muito no potencial de cada um dos tres! e eu aqui de longe so mandarei boas vibracoes e fico triste por nao poder participar dessa roda de samba gigante na avenida! Q delicia!
beijos para todos!!!
ps* deu saudade das caras da bia vendo essas fotos!hehehehehe
fABiN disse…
aheuaehuae

A Bia é Rock & Roll!!!!!

Postagens mais visitadas