Renovar ou recomeçar?



A inspiração inicial deste texto aconteceu em uma mesa de bar. Há quem prefira esvaziar o copo antes de colocar uma nova porção de cerveja. Outros preferem manter o copo sempre cheio, na intenção de que a mistura se mantenha gelada. Quando o copo está vazio, o líquido oferece a possibilidade de um recomeço, talvez, de um novo sabor. Já o novo, ao se misturar com o antigo, faz com que este se renove.

Quando a gente recicla qualquer tipo de material, oferece ao mesmo a oportunidade de renovação ou recomeço? Bem, o papel se transforma em um novo papel. Já a borracha do pneu pode virar tapete, piso ou algum tipo de móvel. O alumínio depois de reciclado retorna à linha de produção para se transformar em uma nova embalagem. A reciclagem, portanto, oferece a possibilidade de recomeços...

Em compensação, é preciso renovar ideias, conceitos e valores para se criar um mundo mais justo. Até para o desenvolvimento pessoal. Nada mais cansativo que ouvir de uma pessoa a frase: “Eu sempre fui assim!” Qual seria a vantagem de amadurecer a não ser a possibilidade de aprendizados que a passagem dos anos oferece? A vida é pródiga em oportunidades de transformação. Só não aproveita quem não quer, não percebe ou não vê. Eu mesma caí na real ao constatar que renovar e reciclar são sinônimos! Ou seja, este papo sobre a cerveja, etc e tal, não passa de blá blá blá. Mas não poderia desperdiçar a inspiração.
 
Hoje a morte de David Bowie me surpreendeu. Não sabia que ele lutava há meses contra um câncer. Ele se foi tranquilo, como quem sai de cena após um show, e em grande estilo. Deixou o 25º álbum solo para os fãs. Eu conheço pouco do trabalho desse grande artista e camaleão, que sempre soube se renovar (e inovar) na vida e no palco. Bem bacanas o vídeo e a música Lazarus, do Blackstar. É como um homem estelar que ele agora certamente terá um novo começo, e na cor que ele mesmo escolher.

Astronauta de Mármore, versão da música Starman, com seus violinos, melancolia e a interpretação intensa do Nenhum de Nós, sempre me emocionou muito mais que a original do Bowie.


Comentários

Postagens mais visitadas