TRILHOS...

Hoje foi um dia especialmente dedicado à Educação. Logo cedo visitei a escola municipal Coronel Antônio Costa. Alunos da 4ª série participaram de uma dinâmica idealizada pelo jornalista Silvio Reis para a Guaxu SOS Animal. Junto com Ana Paula Ferraz, fundadora da Associação, aplicou o jogo Triminó para um grupo de 12 crianças. O objetivo é Educação Ambiental relacionada à proteção animal. Em Guaxupé, como na maioria dos municípios brasileiros, o descaso com os animais é notório. A esperança está nos futuros cidadãos, que poderão ter ou não novas atitudes, valores morais e ética:
"o erro é acreditar que a ética deva ser aplicada somente aos homens", disse Dr. Albert Schweitzer, Nobel da Paz, em 1956.


À tarde foi a vez da Escola Interativa fazer o lançamento oficial do jornal Trilhos, com textos e fotos de professores e alunos, e designer gráfico e edição realizados por mim. Novamente, foram abordados princípios éticos e morais. A escola desenvolveu durante o ano o projeto Biointerativa, sobre a relação do ser humano com a natureza. A conclusão foi a mesma: somente a Educação de qualidade, responsável, atualizada, ética e cuidadosa poderá formar cidadãos conscientes. Sem novos valores e atitudes será impossível manter um meio ambiente adequado ao bem-estar dos seres vivos, independente das crenças, costumes e escolhas individuais. Essa nova conduta exige aceitação e respeito às diferenças. Os alunos da Interativa se mostraram bastante receptivos a esta proposta. Mas a mudança não deve ser digerida e sim brotar do fundo do ser. Só assim não será esquecida ou abandonada no mundo adulto. É um grande desafio, para os educadores e para todos nós. A imprensa, ou o 4º poder, tem um sério papel a desempenhar: a propagação desses novos valores.


Desde criança, a publicidade me fascinou. Ainda guardo na memória comerciais da extinta DDDrim, Café Seleto, Bala de Leite Kids, dentre muitos outros. Nunca fui influenciada a ponto de mudar minhas atitudes por causa das propagandas, mas chegaram a reforçar certas propensões que eu já guardava. Não tinha 14 anos quando comecei a fumar. Embora não tenha sido um Hollywood, o filme na TV me fez desejar ser como aqueles personagens aventureiros, esportistas e livres. E a música, então, rock'n'rol de qualidade. Até hoje tenho o vinil com as pérolas dos comerciais da marca da Souza Cruz. Então, acredito que os meios de comunicação possam influenciar atitudes e criar novas formas de convivência. Devemos esperar, então, que essa revolução sociocomportamental não vá de encontro aos interesses capitalistas.

Comentários

Anônimo disse…
muito legal esse seu trabalho
Brenda Morato disse…
Muito legal esse seu trabalho
masi uma duvida como se joga.esse jogo chamado triminó.?

beeijoos
Anônimo disse…
oi, brendha:
não temos seu e-mail.
o triminó é um jogo desenvolvido pelo jornalista Silvio Reis, muito interessante, pode ser aplicado tanto em empresas como em escolas.
pra saber mais, entre em contato com ele:
silvioreis@uai.com.br

abs e obrigada

Postagens mais visitadas