100ª

Hoje é feriado em muitos municípios brasileiros em "comemoração" ao Dia Nacional da Consciência Negra. Como sou uma batalhadora convicta contra preconceitos, julgo pertinentíssimo a centésima post deste blog vira-lata ser nesta data.
Saindo de uma padaria local, 2 clientes puxaram assunto comigo sobre este tema, tirando uma, como se "nossa consciência ficasse mais branca quando valorizamos a negra"... Realmente sempre houve essa relação da cor branca com o bem e da cor preta e do negro com o mal. Vide O Senhor dos Anéis, onde Mordor é um lugar sempre escuro e os seres alados que o protegem, todos negros. Fadas usam roupas brancas, bruxas, pretas. O luto é representado pela cor preta, e por aí vai...
Mas as raças, o ser humano, vão muito além da cor. O índio é vermelho, o chinês, amarelo... Unidos até podemos formar um lindo arco-íris. Perguntei a um amigo afrodescendente qual a importância de um dia dedicado à consciência negra. Ele me respondeu que além de gerar discussões, a intenção é promover o autoconhecimento e, consequentemente, a autoestima. Um povo que se ama constrói um país mais forte. E o brasileiro vem de tantas misturas, índio, branco, africano, europeu... A maioria muitas vezes desconhece suas origens. E quem determina a preponderância de uma raça sobre a outra?





Particularmente, adoro esta letra e música do Paulinho Moska, Chico César, Lenine e Zeca Baleiro: O Mundo.


O mundo é pequeno pra caramba
Tem alemão, italiano, italiana
O mundo filé milanesa
Tem coreano, japonês, japonesa

O mundo é uma salada russa
Tem nego da Pérsia, tem nego da Prússia
O mundo é uma esfiha de carne
Tem nego do Zâmbia, tem nego do Zaire

O mundo é azul lá de cima
O mundo é vermelho na China
O mundo tá muito gripado
O açúcar é doce, o sal é salgado

O mundo caquinho de vidro
Tá cego do olho, tá surdo do ouvido
O mundo tá muito doente
O homem que mata, o homem que mente

Porque você me trata mal
Se eu te trato bem
Porque você me faz o mal
Se eu só te faço o bem

Todos somos filhos de Deus (todos somos filhos de Deus)
Só não falamos a mesma língua.

Everybody is filhos de God (Everybody is filhos de God)
Só não falamos a mesma língua...

Everybody is filhos de Ghandi (Everybody is filhos de Ghandi)
Só não falamos a mesma língua.

Todos somos filhos de Deus (todos somos filhos de Deus)
Só não falamos a mesma língua.




Ainda conversando com o mesmo amigo e com o pai dele, ambos comentaram sobre o jornal do Ginásio e a revista da Interativa: há pouquíssimas fotos de alunos negros. Ludovico pai me perguntou: Qual a responsabilidade social dessas escolas? O filho disse, repara como o Polivalente tem muitos negros, o Ginásio é mais "burguês". Daí pensei, e o Dom Inácio, então?? Realmente, a maioria da nossa população é negra ou mestiça e evidentemente, excluída, marginalizada. Desta forma, um dia de exaltação à "consciência negra" parece muito pouco pra mudar tudo isso...

Comentários

E o que vc diz de gente Vira Lata que passa pelos "amigos" e finge que não os vê????
Anônimo disse…
Preto é pobre neste país! E o maior preconceito ainda é contra pobre!

Vc já viu pobre ser bem tratado neste país???
Anônimo disse…
Preto também é minoria no sul do país!!!!!!!!!!!!!!!1
Anônimo disse…
De acordo com vários estudos científicos,não existem raças humanas.
Segundo os doutores-cientistas, estudiosos destas questões(oh!),"as DIFERENÇAS GENÉTICAS entre grupos das distintas etnias são insignificantes. Para que o conceito de raça tivesse validade científica, essas diferenças teriam de ser maiores. Não importa a cor da pele, feições do rosto, estatura...:GENETICAMENTE, somos todos muito semelhantes."
E o mais legal da história é que as teorias mais importantes sobre surgimento da espécie humana concordam que surgimos na África, há dois ou três milhões de anos...rsrsrs.
Não faz mais sentido, mantermos preconceitos que surgiram com base em eventos acontecidos em épocas de muita ignorância na história da humanidade. E isto vale pra todo tipo de preconceitos (claro).
Ou quem sabe, pode existir raça sim? A raça dos preconceituosos!
Sim porque nada explica o preconceito (a ignorância né?).
Ainda bem que não é genético.
Beijos...até pros preconceituosos.
Léslie
bisteca disse…
putz...
escrevi um comentário e perdi tudo... vou tentar repetir.

caríssima Loreny:
não sei se seu comentário diz respeito a mim, mas posso garantir que não deixaria de cumprimentar um amigo (a) propositalmente, por mais distantes que estivéssemos... porém, minha miopia muitas vezes me trái, principalmente quando estou entre muitas pessoas ou distraída, o que é mais comum ainda, rs

Léslie:
adorei essa história de abolir as raças, somos geneticamente semelhante e mais, psicologicamente, também. muitas vezes pensamos que somos muito criativos e singulares mas estamos repetindo, até inconscientemente, atos alheios: "todos somos filhos de Deus só não falamos a mesma língua". Por essas e outras adoro essa música.
Infelizmente, também, estamos cercados pela ignorância e burrice. Não que o conhecimento e a inteligência nos façam melhores, mas ajudam bem a exterminar com os preconceitos. E nenhum de nós está livre deles, eu mesma, luto contra os meus...
valeu!
Anônimo disse…
... por mais distantes que estivéssemos... PutZZ

Te admiro tanto!!

Postagens mais visitadas