a festa de cidadania do exército do bem

Aconteceu, na quadra pública do Jardim Recreio, na última segunda-feira, festa em homenagem ao Dia das Crianças, realizada pelo Exército do Bem. O evento reuniu cerca de 1.000 pessoas, entre adultos e crianças, oriundas também dos bairros vizinhos - Catetos, Colmeia e Parque dos Municípios, entre outros.

Este é o terceiro ano que o evento é realizado, com investimento de patrocinadores, empresas e pessoas físicas, de dentro e fora da comunidade. Desta forma, o Exército do Bem conseguiu distribuir três mil cachorros quentes, 1.500 picolés, 35 fardos de refrigerantes e 1.200 saquinhos surpresa, com pipoca, bala, pirulito e doce. O Motoclube Esqueletos do Asfalto contribuiu com uma quantidade adicional de balas, e seus integrantes participaram da distribuição de refrigerantes.

Maria Natalina Domingos Carlota, moradora do entorno e cozinheira profissional, preparou, sozinha, mil cachorros quentes, semelhante aos dois anos anteriores. “Ajudo com prazer, o retorno vem em forma de mais segurança pra nossa comunidade, pois acabaram os assaltos e houve diminuição das drogas por aqui”, afirma.

O casal Tamiris e Idelvan Martins, integrantes do Exército do Bem, lamentam que a quadra e o parquinho das crianças não tenham infraestrutura adequada. Contam que em visita ao local, o prefeito Jarbinhas prometeu a reforma da quadra e brinquedos novos. "Atualmente, não há vestiários ou banheiros, e a única torneira de água está estragada”, relatam.

Por falta de verba, os organizadores vestiam as camisetas produzidas para a festa de 2014. Tamiris conta que muitos patrocinadores desistiram de contribuir. Este ano, não conseguiram alugar brinquedos extras, como o pula-pula. Tampouco prepararam o farto bolo dos anos anteriores.

Durante o evento, jovens da comunidade fizeram pintura corporal nas crianças. Houve apresentação do grupo Capoeira Brasil e de Muay Thai, do professor Alessandro Moraes. Na quadra da praça, que é adjacente à escola municipal Dr. Carlos de Souza Ribeiro, acontecem aulas dessas duas modalidades esportivas e, também, de Futsal e Kung Fu, gratuitamente, para adultos, jovens e crianças. Cada uma delas reúne de 40 a 50 alunos. Os professores voluntários integram o Exército do Bem.

O Comandante do Exército

Ainda sem diretoria ou constituição formal, o Exército do Bem surgiu três anos atrás, idealizado por Marcelo de Souza Andrade, mais conhecido por Marcelo Peixão, ajudante de pedreiro. Na época, a quadra esportiva estava dominada pela prostituição e pelo narcotráfico. Aconteciam furtos constantes à escola Dr. Carlos e às casas do entorno, incluindo a da mãe de Peixão, que após a morte do pai, decidiu mudar de vida radicalmente, abandonando as drogas. Apoiado por vizinhos, o ex-viciado colocou um cadeado no portão da quadra para impedir o acesso durante a noite. Aos poucos, atividades esportivas gratuitas passaram a ser oferecidas no local. Nesses anos, é ele quem abre e fecha diariamente o portão. Peixão chegou a ser ameaçado de morte por um usuário de drogas, de 8 anos, que insistia em fumar maconha na quadra, dizendo que iria buscar uma arma de fogo para matá-lo. Segundo Tamiris, o líder comunitário enfrentou até tiroteio para proteger um morador ameaçado de morte: “Ele não nega auxílio, se alguém o procura pedindo comida ou qualquer outro tipo de ajuda”. Além de acabar com o consumo de drogas ilícitas, os roubos e furtos no entorno da praça pública, as ações do Exército do Bem conseguiram abolir até mesmo o uso de cigarro industrializado na quadra. O respeito por esse trabalho, belo exemplo de cidadania, pôde ser mensurado pelos inúmeros apertos de mãos espontâneos que Peixão recebeu durante a festa do Dia das Crianças. Fora a festa junina que aconteceu pelo segundo ano consecutivo, num fôlego invejável, o comandante desenvolve outras atividades filantrópicas e, de quebra, planeja criar uma Central de Alimentos na comunidade. Os alunos das atividades esportivas poderão contribuir para formar cestas básicas a serem distribuídas às pessoas mais carentes. O Exército também vai investir na formação de uma biblioteca para a criançada. Peixão faz questão de destacar, "Ainda que uma pessoa tenha me prejudicado, se me pedir ajuda, eu quebro todo o sentimento mal do meu coração. Minha força vem de Deus".

 Fotos do Facebook do Exército do Bem




 Tamiris e Idelvan
 Maria Domingos

Comentários

Carlos Alberto disse…
O Exército do Bem, por meio de seus fundadores, Marcelo de Andrade (Peixão) e Carlos Alberto (Jornal JOGO SÉRIO) agradecem ao apoio do blog Papo de Vira-Latas e as maravilhosas referências ao principal idealizador (Peixão). Aproveita para enfatizar o imenso apoio dos moradores dos bairros integrados, o empresariado, os voluntários, o prefeito Jarbinhas, por meio do São João Supermercados, além de outros políticos da cidade e região, que sempre estendem os braços à entidade, não só nas festas, mas principalmetne na hora difícil. Obrigado a todos.

Postagens mais visitadas