Palhaçada é viver de hipocrisia




Solenta, personagem de Mônica Malheiros, é o nome de uma palhaça que, entre diversos projetos, vive de encantar e transformar a consciência de colaboradores e funcionários de grandes empresas, como Natura e Johnson & Johnson. Isso significa que Mônica ganha a vida por meio de inúmeras palhaçadas que agregam valores aos outros e a si mesma. Saiba mais aqui: http://www.pop123.com.br/home/


As palhaças Solenta e Consuelo em ação.

Na segunda-feira de carnaval, um grupo de amigos, inconformados com a situação econômica-política-previdenciária-humana-ambiental-sanitária-etc. do Brasil e mundo atuais (sem esquecer que tudo vai passar), intencionaram incentivar a alegria em si mesmas e em quem pudesse se sensibilizar, por meio de um bloco de rua batizado de Black Bloco, na um dia pequena e pacata cidade de Guaxupé, Minas. Todos levariam cartazes que promovessem reflexão sobre situações que cada um considerasse relevantes, em diversas áreas do conhecimento (como são diversas as pessoas). E, simultaneamente, evidenciaria nossa tristeza com tudo que anda rolando por aí.


Quando soube da proposta, Laise Diogo, atriz e doutoranda da Unicamp, foi imediatamente tocada por um vírus revolucionário. Pesquisou na internet a origem dos black blocs - bloco negro -, movimento que surgiu na Alemanha e em alguns países europeus na década de 80 (mais aqui). O termo remete a um movimento ou tática de guerrilha urbana utilizados em manifestações de rua como autodefesa contra a repressão policial e a perseguição.

Isto posto, tomamos o cuidado de sair às ruas de cara limpa, mas vestidos de preto. Nosso objetivo foi anarquia com diversão, sem focar partidos políticos (minha mãe alertou: cuidado, menina!). Estranhamente, reunimos apenas 15 amigos declarados, talvez porque outras mães também ficaram preocupadas com seus filhos. Em Guaxupé ainda vigora o sistema coronelista, em que o cidadão pode perder trabalho ou emprego por manifestar abertamente sua opção política (talvez até sexual, religiosa e outras minorias – em compensação, todas as maiorias são permissivas, digo, permitidas). Isso é lamentável. Porque espantosamente, em nossa cidade, ninguém perde amigos – quando as pessoas se encontram os tapinhas nas costas são efusivos (#tapinhasnuncamais). Guaxupé ainda resiste ao movimento de vanguarda que valoriza o que cada indivíduo tem de bom e o respeito às diferenças.

HeForShe

Parênteses especiais para ressaltar a iniciativa mundial da ONU Mulheres em prol da equidade de gêneros, porque, no fim de tudo, quando há equidade de gêneros e de todo tipo de diversidade, todos saem ganhando. Estudos revelam que a desigualdade de gênero impacta de forma significativa o PIB de muitos países. Se criarmos as condições para que homens e mulheres estejam na mesma situação, com as mesmas oportunidades, trabalhando igual e recebendo igual, podemos incrementar o PIB mundial em US$ 28 trilhões até 2025, segundo estudos da empresa de consultoria empresarial norte-americana McKinsey.

De acordo com Nadine Gasman, representante do HeForShe, o Brasil tem avançado muito nos últimos 15 anos, com políticas públicas que beneficiam a educação e a própria renda das mulheres. Programas como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Pronatec, Prouni e outros, têm feito com que uma parte importante da sociedade saia da pobreza extrema e da pobreza e tenha mais oportunidades. Nesse incremento, há um percentual muito grande de mulheres e de pessoas negras.

O que também traz o Brasil para parte de baixo no ranking é a participação feminina na política. Apenas 10% dos parlamentares no Congresso Federal são mulheres. Em Ruanda, por exemplo, esse índice passa de 60%. O Brasil está no mesmo patamar do Haiti e de Belize. É uma questão que vale uma reflexão mais profunda sobre o preconceito, sobre a cultura do machismo que existe no Brasil. Embora ainda existam muitas mulheres que ratifiquem esse machismo com atitudes submissas e resignadas, é preciso ter diversidade nas vozes, pois nem todos pensam igualmente: “o que compartilhamos é mais importante do que o que nos separa”. Saiba mais: http://www.heforshe.org/pt



Mulheres de nariz vermelho


Bem, voltando ao início, o que Solenta tem a ver com toda essa palhaçada "guaxupense"? É que alguns integrantes do Black Bloco também usaram nariz de palhaço, na ousadia de inspirar, como Solenta, as pessoas a recuperarem autoestima, sonhos e valores esquecidos. Vale ressaltar, ainda, que a grande maioria desses integrantes eram mulheres. Talvez tenha sido a cor vermelha do nariz de palhaço que causou comoção, nem tanto o preto dos tecidos ou o gênero. É que agora toda pessoa que usa vermelho é  petista ou Lulista (calcinha pode!). Eu mesma não sabia qual a referência política de todos os integrantes do nosso bloco preto, totalmente apartidário, anarquista e revolucionário.

Preto pode também representar a dor do luto. Luto pelos valores democráticos perdidos, por exemplo. Quando chegamos à avenida muitas pessoas fizeram sinais para irmos embora. Houve quem reclamasse da nossa presença para os seguranças. Isso porque carregávamos cartazes com dizeres cordiais e de fácil entendimento: Fora Temer e TODOS os corruptos – Aposentadoria para TODOS, abaixo a PEC 287 – TODOS são iguais mas alguns são mais iguais que outros – etc.




A revolução de comportamentos e valores é nossa proposta e a única saída para uma existência digna e saudável para todos (tem quem prefira investir milhões numa passagem para um planeta distante, quando a Terra já estiver totalmente deteriorada e a natureza não suportar mais tanta des-humanidade). Não há outra quando se pensa num futuro nem tão distante assim.

Nem é preciso viajar tanto. Numa conversa no bar, perguntei a um amigo se ele estava preocupado com a (contra) Reforma da Previdência proposta pelo governo Temer. Ele disse pra eu não me preocupar, porque a gente vai ter a oportunidade de mudar tudo de novo futuramente... Acredito que esse seja um pensamento simplista demais. Porque a corrupção está tão arraigada no comportamento do brasileiro em geral, que lá na frente talvez não haja possibilidade de retornar ao passado. Obrigar nossos congressistas a trabalharem em favor do povo é uma obrigação de TODOS. Inúmera empresas poderosas devem dinheiro a Previdência. Vamos deixar a preguiça de lado e nos informar. Nenhum direito a menos! (outro cartaz)



Em busca da Justiça perdida

O mundo está perigosamente dividido entre o pensamento político de esquerda e o de direita. A história tem inúmeros episódios que revelam a tragédia que pode causar o comportamento extremista. Esse ódio dedicado ao PT e aos petistas é totalmente sem fundamento. Porque não foi o Lula ou qualquer membro desse partido que inventou a corrupção no Brasil. Antes, foram vítimas, porque aqueles que ingressaram no esquema já instaurado deram armas para serem abatidos. Até agora, foram os mais prejudicados pela Lava Jato. Agora, parece ser a vez do PMDB. Veremos aonde isso tudo vai parar.

Também não tem fundamento dizer que quem votou na Dilma colocou o Temer no poder. Quem fez isso foram os apoiadores de um golpe antidemocrático que derrubou uma presidenta reeleita com 54,5 milhões de votos, corroborados pelo preconceito de gênero. Em quatro mandatos consecutivos o PT criou o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Pronatec, Prouni, Mais Médicos e Ciência sem Fronteiras reconhecidos pela Organização das Nações Unidas como fundamentais para o fim da pobreza extrema e da pobreza e empoderamento das minorias. Cegueira maior tem aqueles que se negam a ver, aqueles que se submetem ao ódio em detrimento da razão.

Está correto afirmar que o PT fez uma péssima aliança com o  PMDB, que sempre exigiu cargos importantes para caciques e caciquinhos do partido. Que quando vislumbrou a oportunidade de ocupar o poder, não se fez de rogado e abandonou o barco. E fez muito pior, ajudou a sabotar o governo Dilma. E também vale ressaltar que mesmo entregando pastas importantes a partidos de conduta duvidosa, o executivo sempre teve o poder do veto. Como diz Lidia Saad, publicitária e petista convicta, a caneta era do PT.

Agora o governo está nas mãos de um partido que não foi eleito democraticamente. Reverter essa situação antes que novas Leis e PECs sejam criadas e que mais corruptos tomem o poder, é responsabilidade de todos nós: rico, pobre ou remediado - índio – mulato – preto – branco (“miséria é miséria em qualquer canto!”). Agora, se você insistir em afirmar que Chico Buarque não é o compositor dos grandes sucessos que marcaram época e que ele perdeu o valor por ser petista, então, meu caro leitor ou leitora, infelizmente, você merece ser chamado de “coxinha”.



Apesar de você

Amanhã há de ser

Outro dia

Inda pago pra ver

O jardim florescer

Qual você não queria

Você vai se amargar

Vendo o dia raiar

Sem lhe pedir licença

E eu vou morrer de rir

Que esse dia há de vir

Antes do que você pensa

(Chico Buarque)



Este post é dedicado aos parceiros do Black Bloco e a Moniquinha, palhaça de carteirinha, que às vezes compartilha alegria com os amigos de Guaxupé. 
Grata pela inspiração!

Comentários

Neli disse…
A luta por igualdade, fraternidade e justiça é de longa data. Mas estamos no caminho. Pode ser trabalhoso, longo mas chegaremos lá.
bisteca disse…
Neli!
Que honra encontrar você aqui!
E de trabalho a gente entende. Não é?
rs vlw!!

Postagens mais visitadas