qualidade de vida

Dizem que dinheiro e qualidade de vida não podem ser associados. Com o acúmulo de riquezas vêm as preocupações para manutenção do statu quo. Mas, certamente, dinheiro na dose certa colabora com a qualidade de vida: mais cinema, teatro, viagens, baladas, cds, dvds, livros, terapia, yoga, etc. rs

Em Guaxupé, pra fazer Yoga (iôga, porque em sânscrito, língua de origem dessa palavra masculina, não existe Ó aberto) não é preciso despender muito dinheiro, mas 50 reais ao mês para 2 aulas semanais. A relação custo/benefício é bastante satisfatória. Com a prática continuada, a pessoa adquire mais energia, deixa o corpo em forma e mais flexível, aprende a se concentrar e a respirar melhor, entre muitos outros benefícios.
Quando morei em Sampa, cheguei a fazer um curso para instrutora de Yoga, porém não dei continuidade. Tenho alguma dificuldade em realizar os ásanas (posturas) que exigem equilíbrio. Por exemplo, ficar ereta apoiando apenas um pé é difícil. Mas vale a pena tentar. A musculatura do corpo também fica mais definida.
A diva de multidões, Madonna, quando engravidou, deixou as academias de musculação para praticar o Power Yoga. Li numa matéria que ela se exercita 3 horas diárias. Esse tipo de Yoga é bem mais puxado do que os exercícios realizados no Espaço Yoga e Atma Yoga, em Guaxupé. Aqui se pratica o Hatha Yoga, que privilegia a concentração, respiração, relaxamento e exercícios posturais (ásanas).
O termo Yoga significa União, especificamente, da mente e do corpo. Então, os exercícios de mentalização e relaxamento são bastante importantes. O Swásthya Yoga agrega os mantras no ritual. Durante os ásanas, posições que alongam o corpo, você deve manter a posição por determinado tempo, enquanto presta atenção na sua respiração. Dá pra sentir a energia vibrando no corpo. É muito bom e ainda rejuvenesce.
Na foto abaixo, Cida Faria, instrutora do Atma Yoga, não quis informar a idade dela para a matéria do próximo Acontece (Correio Sudoeste). Seja qual for, a prática do Yoga tornou ela uma criatura de bem com a vida. Já Eunice Marino, praticante há 4 anos, 70, confessou que faz movimentos que a filha dela não faz. Maria Angélica Ferreira Sacchetto, 55, é uma bela mulher que não aparenta de jeito nenhum a idade que tem. Também se exercita há mais de 4 anos. Lúcia Vairo, instrutora do Espaço Yoga, tem 68 anos e sorri como uma linda menina.


Léslie Matos da Silva, 52, dá aulas de ginástica holística no Espaço Yoga 2 vezes por semana. Segundo ela, os exercícios melhoram 100% a qualidade de vida. Mesmo sem a espiritualidade evidenciada, os exercícios da GH têm a mesma proposta do Yoga, saúde: mens sana in corpore sano. Gastei todo meu latim, hoje! rs


Ainda no Acontece, de 01.03, início de uma série de reportagens sobre a vida de determinadas pessoas. Começamos com as aventuras de Eloadir Vieira, diretor do Correio. É bem legal! Quem conhecer histórias interessantes de outros guaxupeanos, favor me indicar.

Comentários

Anônimo disse…
Muito bem...

É importante a prática de yoga

Postagens mais visitadas