IDÉIAS SUSTENTÁVEIS

Conheci na revista Idéia Socioambiental (www.ideiasustentavel.com.br) o economista Muhammad Yunus, 67. Em 1973, decidiu retornar à sua terra, Blangadesh, recém-libertada do domínio paquistanês. Ele queria fazer algo concreto por seu povo. Criou o Grameen Bank (Banco da Aldeia), que oferece crédito a juros 50% inferiores do que as demais instituições bancárias para população de baixa renda, sem a burocracia comum a esses acordos financeiros. Em médio prazo, está erradicando a pobreza do seu país. Confia que em 2030 não haverá mais pobres por lá e projeta a proliferação de empresas sociais para acabar com a miséria no planeta. Por seu grande feito, conquistou o Prêmio Nobel da Paz em 2006. Sabe o Will Smith naquele filme Em busca (ou à procura) da felicidade? Aquela tenacidade invejável... Isso é muito bonito. Yunus bateu na porta de inúmeras instituições financeiras e, em todas, foi desestimulado a continuar seu projeto. Afinal, a pobreza não dá lucro... Ele provou que estavam errados.

No acontece deste final de semana, contei a história do meu pai. Misturei jornalismo com vida pessoal. Deu um resultado interessante, pelo menos é esta opinião que espero do leitor...



Também fiz reportagem sobre as sacolas ecológicas distribuídas por algumas empresas de Guaxupé. Alunos da Escola Interativa pintaram mais de 300 dessas sacolas para dar de presente às suas mamães. A proposta é que elas substituam as sacolas plásticas dos supermercados, padarias, feiras, etc. por sacolas retornáveis 100% algodão, também totalmente recicláveis.

Comentários

Postagens mais visitadas