TEATRO MUNICIPAL E OUTRAS HISTÓRIAS

Dia 18 aconteceu a inauguração do Teatro Municipal de Guaxupé com apresentação da Mimulus Cia de Dança. O espaço, com capacidade para 260 pessoas, ficou lotado. Uma semana antes, a partir do dia 10, o departamento de cultura trocou ingressos por 1 kg de alimento não perecível, que se esgotaram em 3 dias.






O prédio do antigo Hotel Cobra foi tombado pelo patrimônio histórico na gestão do prefeito Heber Hamilton Quintella, presente na inauguração acompanhado da esposa, Regina (acima).
Abaixo, num estilo "foto caras", registramos outras presenças, como da diretora de cultura com seu marido, Ceres e Miguel Almeida, Tê Machado, Til, Nesmar, Antônio Neto, Silvinha e Titi:








Até uma colega vira-lata tentou participar do momento histórico guaxupeano, mas foi barrada na porta. Em compensação, o companheiro dela (a esq., de boina), chegou a ser impedido de entrar, mas recebeu o auxílio do vereador Mauri Palos, que intercedeu em seu favor. Mauri foi diplomado pelo Ministério Público na mesma data, junto com seus colegas do Legislativo, o prefeito eleito Roberto Luciano e a vice Márcia Zampar.




O espetáculo de tango foi bastante aplaudido. A cia. de dança, de BH, mandou muito bem. Estas fotos foram roubadas por um fotógrafo anônimo, pois a gravação de imagens em fotos e vídeos não era permitida.














ARTES PLÁSTICAS

Na entrada do teatro, exposição com trabalhos de diversos artistas locais, como Zino e Léa Cury. As 2 primeiras telas são do Gusto Zerbini, que além de tocar pandeiro e cantar samba, manda muito bem na pintura de quadros. A 3ª tela é do Celso Nogueira, que já realizou várias exposições dos seus trabalhos no foyer do teatro.







Esta é a charge do Caetano Cury publicada no Correio Sudoeste desta semana e no virtual Charges Guaxupé (link em cãopanheiros). Eu só penso que muita gente teve a oportunidade de conseguir ingressos, pois a inauguração foi divulgada pelos meios de comunicação disponíveis. Porém, é investindo em Cultura e Educação que poderemos mudar o cenário atual. Pessoas bem-informadas são mais ousadas, independentes e participativas, entre outros quesitos. Também, muitos não estão familiarizados com apresentações de dança ou música clássica. Outros têm timidez ou receio de freqüentar lugares mais sofisticados, como é o caso dos teatros. Primeiramente, é preciso estimular o gosto pelas artes, provocar, criar intimidade com esse tipo de local e evento, uma mudança comportamental, mesmo. Ou não?



ANIVERSARIANTES DO MÊS

A máquina fotográfica mais vira-lata de Guaxupé, rs, registrou cenas do aniversário da Bia Santos, 18, e do Thiago Leonel, 22. Cumprimentos especiais, também, para a Nathália Imbrizzi e pra Léslie Matos, esta última grande participante deste blog.

A Bia comemorou aniversário na "boate azul" do Valdir.






E o Leonel, no "portal dos nobres", rs, manja, boate azul versus portal dos nobres... O Leonel Pai (Tonico) aproveitou para apresentar Pedrinho, grande sanfoneiro, integrante da equipe de transição do novo governo municipal a partir de 2009. Se administrar como toca a sanfona, vai mandar bem...







(mais fotos no meu orkut - link ao lado)

AOS BICHOS COM AMOR

"Os animais de estimação são mais importantes no amor do que supõe a nossa vã filosofia.
Importantíssimos.
Já terminei romances em que fiquei com tanta saudade da ex quanto do seu gato, cachorro e até dos ratos que roeram as nossas vestes do desejo.
Quando ainda morava no sertão, nos tempos pré-politicamente corretos, ficava morrendo de amor pelos tatus criados em fundo de quintais ou tonéis, preás de estimação, tejus, timbus, morrendo de amor pelos macacos e até pelos papagaios, dá o pé, louro!
Também já ocorreu de conquistar mulheres, ou pelo menos consolidar boas histórias amorosas, por demonstrar carinho e afeto com os bichanos..."


(texto completo do Xico Sá no blog www.guaxusosanimal.blogspot.com)

Bem, como o Natal se aproxima, não posso deixar de tocar neste tema. Particularmente, é uma época melancólica, vejo as pessoas sorridentes, trocando presentes, mas meu pensamento acaba se voltando para aqueles que não têm. E não é uma questão de presentes, porque muitas associações, empresas e pessoas físicas procuram atenuar as desigualdades financeiras e sociais ofertando aos mais carentes presentes e cestas básicas. Também não é uma questão religiosa, porque ninguém se lembra do motivo real do Natal. Eu nem sei se realmente existe ou existiu fato concreto. Penso na ignorância, no desamor, na solidão interior que muitos enfrentam. Afinal, é uma dor não conseguir compartilhar o que acontece a nossa volta... Principalmente, com tanta injustiça. Eu, que participo da luta pela causa animal, fico triste também por esses seres vivos tão vulneráveis à vontade humana. De qualquer forma:
FELIZ NATAL!

Comentários

Anônimo disse…
O único "povo" que tinha lá era, sem dúvida, a
T-Machado....uhahahahuauhauua...
Aliás, era do povo, agora virou "elite"..... uahahahahahahahhahaha
Caetano Cury disse…
Sheila,

Pra colocar gente do povo no teatro é só querer. Se grandes e pequenos não se misturam, que se façam duas inaugurações, com perfis diferentes. É só querer que dá pra fazer. Pobre também gosta de dança, teatro e música.

Abç!
bisteca disse…
Bom,
não concordo com o Caetano. O Teatro Municipal de São Paulo misturou, numa época, pessoas de vários níveis sociais num projeto de popularização do teatro, com venda de ingressos a preços superacessíveis. Porém, não havia, pelo menos não com evidência, pessoas das camadas mais populares ou de baixa-renda. Porque o perfil dessas pessoas é diferente, não sei se todo mundo gosta de dança, teatro e música. Ainda acho que é uma questão cultural, de costume, mesmo.
Agora, a partir de 2009, Guaxupé terá um novo governo, popular. Vamos ver como será a freqüência do Municipal. Se o povo vai entrar lá para ver espetáculos mais sofisticados ou se vai ter que rolar uma programação diferenciada, de acordo com o gosto do freguês.
Anônimo disse…
Genteeeeeeeeeeeeeeee.... todo mundo gosta do que é bom!!!

Experimenta levar o povo, mas com convicção e vontade, para ver se não gostam!!!!

Acho esse papo de que povão não se mistura com elite e ao contrário é fala de gente preconceituosa e que se acha melhor que os outros só porque gosta e acha que entende de cultura... peseudointelectuais....pseudo-intelectuais...(com ifem ou sem ifen, com h ou sem acento????rs!)

Agora fudeu tudo o que já era fudido!!! Ó Portugal, Ó mar salgado!!! Quanto do teu sal é lágrima do português??????

governo popular??????? onde tem isso????
Rafael disse…
Jesus... Que vergonha dessa cidade!!!

Postagens mais visitadas