CONSTELAÇÕES

No próximo sábado, 14, às 9h, acontecerá workshop sobre Constelação Familiar e Sistêmica, na clínica da Marcela Farah (Confirmar presença: 3552-5069). A palestra tem entrada franca, mas quem quiser poderá ter atendimento individual por R$ 150,00.

Constelação Sistêmica Familiar é um trabalho filosófico e terapêutico que foi desenvolvido pelo pedagogo, psicoterapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger.

O trabalho sistêmico fenomenológico vem a partir da concepção da vida, do fluir no desenvolvimento natural. Estamos inseridos dentro de um grande sistema contínuo, de diversos elementos que se interagem e de certa forma são inter-dependentes uns com os outros. Nós, por exemplo, precisamos dos elementos básicos da natureza como os alimentos, a água e a luz solar.

Nenhum organismo é um sistema estático, fechado ao mundo exterior; e sim um sistema aberto num estado (quase) estacionário, onde há uma constante troca de informações entre os mais diversos níveis.

Não temos como falar de constelação familiar sem falar da visão sistêmica.

Nascemos dentro de um sistema familiar, que existe há muitos anos e onde não sabemos direito o seu histórico por completo. Foram gerações atrás de gerações, com muitas histórias, acontecimentos, e situações felizes e trágicas.

Herdamos através dos nossos pais e ancestrais toda a carga morfogenética (morfo=forma) e não damos conta dos padrões, das crenças e até mesmo dos "repetecos" de histórias dentro da nossa família.

Por exemplo, quando temos algum comportamento como violência, ciúmes, envolvimentos com drogas, ou sentimentos de depressão entre outras manifestações, muitas vezes podemos estar identificados com um membro da família seja pai, avô, tio ou mesmo de gerações ainda anteriores, sejam elas pessoas vivas ou falecidas.

O trabalho de constelação familiar é uma oportunidade de identificarmos de forma consciente o que está acontecendo com o sistema familiar, podendo assim resolver os conflitos a partir da escolha interna de cada um.

Fonte: www.institutouniao.com.br




Por falar em constelações, o céu de ontem não permitiu, pelo menos em nossa cidade, a visão do nascer da lua cheia plena. As estrelas também ficaram escondidas, sem o compromisso de brilhar. Imagine a Terra vista de um dos milhares de satélites espalhados à sua volta. Cada país pode ser percebido como uma constelação por causa das luzes artificiais.

HORA DO PLANETA 2009

Mais de 930 cidades de 80 países, ao longo de 25 zonas com fuso horário diferente, irão desligar as luzes na Hora do Planeta 2009, dia 28 de março, às 20h30. O primeiro país a ter suas lâmpadas apagadas será Nova Zelândia, dando início a uma onda de mobilização global que vai passar pela Ásia, Europa, África até chegar ao continente americano.
Mais informações: http://www.wwf.org.br/

Eu vou dar uma pequena contribuição à luta contra o aquecimento global pintando o telhado da casa dos meus pais de branco. Todos nós podemos fazer algo por nosso lindo planeta...

Comentários

Postagens mais visitadas