Alguém aí sabe a saída certa?

Em São Pedro da União, município vizinho com pouco mais de cinco mil habitantes, não há nenhum Pet Shop. Já em Guaxupé, com seus 51 mil, a cada dia inaugura-se uma nova loja, totalizando cerca de 20 comércios voltados à prestação de serviços e/ou venda de produtos para animais domésticos. Em ambiente ideal, seriam 2 mil clientes para cada um. Respeitadas as diferenças, em ambos os lugares, a Prefeitura não é eficaz (quando há boa vontade) na criação de uma política pública que atenda de maneira adequada - politicamente, socialmente e ambientalmente - a população de animais abandonados. Ambas reproduzem maus-tratos, recolhendo animais das ruas e soltando em municípios vizinhos, prática tanto ilegal quanto desumana. Ambas não valorizam ou tampouco firmam parcerias com cidadãos dispostos a contribuírem voluntariamente com a causa animal. Cidadãos que, até mesmo, investem o próprio dinheiro em cuidados que deveriam ser abrangidos pelo poder público, etc. etc. etc.
 
Ambas não executam as penalidades previstas na Lei 9605/98, sobre maus-tratos animais. Semana passada, uma cadela abandonada, foi chutada à rua e, em seguida, atropelada. O responsável pelo chute não foi indiciado, provavelmente, porque nenhum espectador do crime teve o trabalho de registrar um B.O. Mesmo após a morte do animal. Acontecimentos como este provocam revolta. Provavelmente, em Guaxupé, se todos os eleitores que amam seus bichos de estimação, dessem preferência a políticos simpatizantes da causa animal, ou pelo menos, contrários a injustiças, talvez tivéssemos um cenário menos desfavorável, também negativo à administração municipal.

(A Guaxu SOS Animal registrou um B.O. contra o garçom do restaurante do Buchanca, na Avenida Dona Floriana. De acordo com a Lei, esse cidadão pode ser penalizado com dois anos de reclusão, pois ocorreu maltrato seguido da morte da cachorra).


Na estrada que liga Guaxupé a São Pedro da União, animais são diariamente atropelados e mortos. Isso porque a estrada de asfalto, inaugurada há poucos anos, ocupou um espaço da mata. Ainda, substituiu uma estrada de terra que obrigava os motoristas a trafegarem devagar. Atualmente, muitos ultrapassam a velocidade permitida, a mais de 120 km/hora. Já existe projeto (em algum outro lugar do País) para se criarem passagens subterrâneas ou aéreas para o tráfego de animais. Se houvesse boa vontade política, as prefeituras municipais envolvidas nos caminhos, poderiam investir em projetos como esse. No caso da nossa região, há muitos locais adequados para se construir passagens sob as estradas, por meio de manilhas de concreto ou algo similar. Quanto custaria para os cofres públicos?





Palácio das Águias e a UDJC


Li no Correio Sudoeste de poucas semanas atrás, que o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, em parceria com a Prefeitura de Guaxupé, está tombando o antigo Palácio das Águias. A construção da década de 1930 será um dos patrimônios considerados históricos e, por este motivo, passível de benefícios especiais. FINALMENTE, UMA ÓTIMA NOTÍCIA (há tantas fotos do local armazenadas neste computador)! Palco de muitas histórias e reportagens, o imóvel pertencente à família Puntel, está em deterioração há anos. Agora, deverá ser adquirido pelo município e restaurado, em parceria com o Estado e, provavelmente, com a iniciativa privada. Certamente, num futuro bem próximo, o Palácio das Águias será um dos principais cartões postais de Guaxupé. Parabéns a todos os envolvidos!


O local, onde já funcionou o saudoso Café Gaudi, do Serjão Monteiro, também foi cenário de documentários e curtas-metragens. Foi lá que a UDJC gravou seu último videoclipe. A banda de rock, capitaneada por José Gonçalves Filho, vocalista e autor das letras, fez o show de lançamento do primeiro CD, Volume Morto, no último sábado, na Nova Floresta. Trabalho de profissionais. Copio e colo o texto de um amigo: "O CD me impressionou. Capa, gravação, músicas, tudo muito bem feito. Bacana ter gente fazendo arte autêntica e de qualidade aqui em Guaxupé". Mais parabéns!


"Alguém aí sabe a saída certa se tudo pegar fogo por aqui?" (Enigma, UDJC)
 Imagem copiada do Facebook de Guilherme Mussi.

Guaxupé ganhou canteiros em alguns cruzamentos centrais, como na Avenida Conde Ribeiro do Valle com Aparecida, e Coronel Antônio Costa com Santo Antônio. Não só melhoraram o tráfego como, ainda, conferiram um charme especial às ruas. Também foi positiva a sinalização horizontal, que delimitou com tinta os espaços adequados para o trânsito, vagas para motos, etc. Mais um parabéns a Prefeitura pela atitude positiva!

 
 





Se houvesse tecnologia suficiente, eliminaria a marca do vídeo, para ser totalmente imparcial. Já que a cola é altamente representativa dos EUA e de tudo que aquele país representa no contexto do capitalismo mundial. Mas é a melhor propaganda dos últimos tempos. Grande honra ter um diálogo semelhante com uma criança linda, assim. Incredulidade e esperança. Gente, quantos parabéns!





Cadelas castradas e para adoção ("Olha o caos crescendo e estão todos sorrindo", Esconderijo Antinuclear, UDJC):


Comentários

Postagens mais visitadas