estabelecedores e recebedores

Recebi o e-mail abaixo da minha amiga Léslie Matos da Silva. Achei interessante a proposta dela de discutir sobre nossas atitudes. Será que estabelecemos o que queremos durante nossas curtas vidas ou recebemos e aceitamos pronto. Preparamos uma comida criativa ou digerimos um PF???

EU... PERDIDA (?)

A ordem estabelecida e os valores conseqüentemente também estabelecidos, seguindo a ordem estabelecida. Quem estabelece isto tudo? E porque aceitamos tudo isto? Isto Tudo ou Tudo Isto? Depende de quem somos: os estabelecedores (estabelecem dores) e os recebedores (recebemos dores)

Bj,

Léslie

No Acontece deste fim de semana, entrevistei o casal Joyce e Vinícius, ambos cegos. Como tudo que é diferente assusta, pessoas com algum tipo de deficiência costumam viver isoladas. Ou porque elas mesmas têm medos, ou porque são realmente excluídas. Habitualmente, não enxergamos essas pessoas. Este fato está estabelecido na nossa cultura. Joyce poderia ter ficado na Paraíba, chorando sua sorte, pois perdeu a visão por erros médicos, em 2 oportunidades distintas. A primeira vez, não tinha um ano ainda. Ela ousou acreditar nos seus sonhos e foi atrás, mesmo sem enxergar da forma como concebemos a visão. Acho até que ela enxerga melhor do que nós, "normais".
Dona Maria Pequena conta a história dela, na última página. Também poderia ter optado em ser infeliz, pelas dores recebidas em 90 anos de vida. Mas não, optou pelo entusiasmo de viver, de acreditar nos sonhos e nas pessoas.
E a vendedora Cida, que deixa seus problemas em casa para atender bem os clientes, é outra batalhadora. Essas mulheres são recebe-doras ou estabelece-doras? Prefiro acreditar que a gente traça nosso destino. Porém, às vezes, algo superior mostra que estou errada, há mistérios ocultos nas estrelas.
Algumas atitudes transformam a história. Se, culturalmente (área dileta da Léslie), somos incentivados a aceitar a ordem preestabelecida, inovamos com criatividade. É o que faz a turma do BeeRock, quando inventamos o bocaAboca, Caetano e suas charges, o grafite do Marcos Paulo... Daí, vamos estabelecendo nossas dores e alegrias pelos (des) caminhos da vida. Que tal?

Este esperto cachorro oferece uma nova oportunidade de reflexão para o cego amigo.

Oi, Caetano, neste endereço dá para conferir o arquivo em power point com imagens de belíssimos cartoons, não sei se você já conhece.
http://www.slideshare.net/guest121594/cartoons-premiados/

Comentários

bisteca disse…
"Mas será possível construir uma cultura cívica democrática, como nos propõe Alberto Aggio em Uma nova cultura política, sem que haja um ator político que lhe dê forma e vazão? Enfim, será possível avançar na eliminação das desigualdades, no acesso ao mundo dos direitos, na promoção da cidadania e da justiça social, sem que haja um 'intelectual coletivo' que organize a vontade coletiva das massas e seja legitimo portador de uma cultura política democrática? Com a palavra, a esquerda."

Clayton Romano, mestre e doutorando em História na Unesp/Franca.
Anônimo disse…
Primeiro quero corrigir alguns "errinhos" no texto. No finalzinho, o certo é: -"Isto Tudo ou Tudo Isto? Depende de quem somos: os estabelecedores (ESTABELECE dores) OU os recebedores (RECEBE dores)." Pronto!
Isto é apenas o começo de considerações para falar sobre IDENTIDADE CULTURAL. Principiando pelo fato de que os SISTEMAS QUE NOS GOVERNAM (instituições várias), estabelecem a ordem das coisas. E nós seguimos. Bom e por aí vai. Depois vou completando.
Bjs,
Léslie
Anônimo disse…
Sheila, no seu texto, vc pergunta se essas mulheres são recebedoras ou estabelecedoras. Acredito que não podemos restringir o significado destas palavras, ao significado que dei no texto. Nele, elas têm um sentido muito amplo. E a proposta é começar uma discussão mais política e nem tanto romântica.
Acredito que estas mulheres, "viraram a mesa" e mudaram seu destino (?). Eslas estabeleceram seu modo de vida. Mas também aredito que quem faz parte desta sociedade, está sujeito à ordem estabelecida.
Bjs,
Léslie

Postagens mais visitadas