CÍRCULOS

Sábado, 31, aconteceu o primeiro ensaio do Viralatas do Samba. Começou timidamente, em meio ao cinza da tarde que anunciava chuva. Semblantes desanimados, muitos tentando se recuperar da noitada de sexta... Outros apreensivos com o desenrolar da história. Aos poucos, antes da chuva cair, os primeiros sons se fizeram ouvir, alterando o ânimo de todos. Alternando da garagem do Adriel pra rua, A Roda de Samba dos Viralatas recebeu a aprovação do tempo, ganhou até arcoíris de presente!




E esse "merchan" todo pra Skol deveria render um bom patrocínio, né?








Repare bem na fisionomia da Edna: antes (acima) e depois de curtir um som e, claro, de umas cervejas geladas... E não é porque a Skol desce redondo (na maioria das vezes prefiro Brahma, rs), é por causa das companhias, do astral, da sinergia, mesmo!























































E o som saiu redondo, muito gostoso de se ouvir. Recebeu a aprovação da dona da casa, Neuza, mãe do Adriel. O primeiro ensaio do bloco coincidiu com o aniversário do mestre da bateria dos Viralatas. Duplamente, parabéns!



PRÓXIMO ENSAIO

Quinta, 5, o Vira vai ensaiar em frente (ou ao lado...) do Galo de Ouro, a partir das 18h30. Quem quiser conferir o som, está convidado. Daí, pode fazer um aperitivo, etc e tal... Aproveito a ocasião para apresentar Pedro Gabriel, o novo proprietário do bar, recém-chegado de São Paulo. Ele, que é chef de cozinha, não fez modificações no cardápio tradicional dos queridos irmãos Guidorizzi, mas promete incluir mais opções em breve. Bem-vindo!


Quando recebi o recado da Mairany Gabriel, arte-educadora e arteterapeuta, pensei, putz, logo hoje que estou tão desanimada, sem vontade de conversar, quanto mais de dançar (!), não vou, não... Mas resolvi convidar a Margareth: se ela topasse, eu iria; caso contrário, também ficaria em casa cultivando o mau-humor. Mas não teve jeito, às 15h lá estávamos nós, entrando na Casa da Criança onde aconteceria um "workshop" de Dança Circular. Eu já havia participado, há uns 2 anos, de evento semelhante, na Casa da Cultura de Guaxupé, e gostado muito. Mairany apresentou projeto para ministrar "cursos" de Dança Circular em vários Pontos de Cultura, aprovado pelo Ministério da Cultura. Em Guaxupé, no "ponto" da Casa da Criança (graças ao projeto "Rap e Folia de Reis" da Léslie Matos da Silva) aconteceu no último domingo a 2ª edição do evento, aberto à comunidade, ou seja, gratuito, mesmo. Pense bem, neste mundo onde tudo tem um preço e, sendo impagável a oportunidade de relaxar e "ser feliz", é melhor agarrar a chance...









"Dança e folclore

As Danças Circulares Sagradas são, na verdade, danças de roda, tradicionais e contemporâneas, inspiradas no folclore de diferentes culturas do mundo. Foram adaptadas para servir de instrumento de educação e cultura. Na atividade, são estimulados o alongamento, a concentração, a respiração correta, a coordenação motora, a postura, a autodisciplina e a colaboração. “Sem falar na alegria, porque acordamos a criança que temos dentro de nós e aquela ingenuidade perdida aflora”, descreve Mairany Gabriel, voluntária à frente do grupo que dança no Parque Ecológico (em Campinas, SP)."


Inicialmente, estávamos todos introspectivos, mal trocamos cumprimentos. Minutos depois, com a cumplicidade do momento, sorríamos uns para os outros generosamente. Com as músicas e danças é possível fazer um pequeno mergulho na culturas brasileira, africana, portuguesa, japonesa, entre outras. O exercício desenvolve a coordenação motora, o espírito de equipe, a flexibilidade, promovendo o bem-estar.

Acredito na força dos círculos: do sol, da lua cheia, do útero, da roda de amigos ou de uma brincadeira de criança. Por isso, quero ser feliz, quero ser bamba, na roda dos viralatas do samba...




No final, Mairany deu entrevista pra TV Sul. Quem quiser pode assistir à reportagem no youtube:
http://br.youtube.com/watch?v=dPOiRFM_pSc
Também, numa postagem futura, informarei a data que Mairany estará novamente na Casa da Criança. Finalizando, Palmira Pasqua Gabriel (grande pianista e mãe da "focalizadora" do encontro) com os netos Vicente e Júlia, que gentilmente tirou estas fotos para nós. Valeu, Júlia!

Comentários

Carolina Zaiat disse…
poxa vida... qta coisa boa num post so! hehhehe...
saudade dessa otima vibration que so o nosso pais tem!

beijos

Postagens mais visitadas