PESSOAL

1. rELATivo ou pertENcente a PEsSoa. 2. ConcerNENTE ou peculiar a uma SÓ pessoa; inDIViDUAL, particuLAR. 3. Que é de proprIEDade duma CERTA pessOa. 4. RESERVADO, particuLAR, ÍNTImo. 5. ConJUNTO de PESSOAS que exerCEM diFERENtes funções ou SERviços em qualQUER núcleo de trABAlho. 6. Bras. A turma, os AMIGOS, a família.


(painel em feltro da Arkdekor)

Fiquei refletindo sobre as palavras de um amigo, este blog é pessoal ou público? Por ser pessoal deixaria de ser um veículo de comunicação? Pode ser pessoal sem ser íntimo ou particular? A partir do momento que jogo informações na internet por meio de um blog, imediatamente esse conteúdo deixa de me pertencer para tornar-se público? Enfim, por que existe um padrão para tudo? Se escrevo na primeira pessoa, obviamente é um texto opinativo. Na terceira, informativo. Assim aprendi na faculdade. Mas hoje sei que um texto informativo pode ser também "enganativo" e pessoal quando se limita à visão do seu escritor. Enfim dois, só porque me dá prazer escrever neste blog não significa que não seja trabalho. Hoje tenho plena convicção de que é preciso trabalhar no que se gosta, pois é o que faremos durante a maior parte das nossas vidas. Logo, misturamos trabalho e prazer, pessoal e coletivo. Se por aqui passam centenas de pessoas/mês é porque de alguma forma estão em sintonia, não com a Sheila, mas com os mesmos valores, palavras, gostos, etc. Ou, talvez, apenas para discordar, se contrapor e dar mais sabor à vida. É jornalismo. Bem, rs, tanta lucubração (como dizem os filósofos) cansa a beleza. E por tocar neste tema, fiquei impressionada com o trabalho da Maria Carolina e Cleusa Maria, da ArkdeKor, que estava exposto na Pizzaria Leone no feriado santo. Imagens coloridas de feltro brincam em diferentes produtos, como bolsas, carteiras, almofadas, quadros, tapetes e painéis. Remetem à infância e a uma ingenuidade aparentemente esquecidas em alguma parte da trajetória humana. Olhar os trabalhos me deixou feliz, além de me impingir uma compulsão ao consumo desenfreado, rs. Parabéns, artistas!






















Serviço:
ARKDEKOR
arkdekor@gmail.com
fones: 35 3551-5166 / 8869-9997
com Maria Carolina ou Cleusa Maria
Guaxupé (MG)


RAQUEL E ROSANA

Raquel, arquiteta de BH, esteve em Guaxupé na semana passada para fazer um trabalho na área de Patrimônio Histórico material a serviço da Prefeitura. Rosana, a coordenadora de eventos do Departamento Municipal de Cultura, Esporte e Turismo acompanhou Raquel em suas visitas a residências. Bem-vindas!

PELA ESTRADA AFORA

O músico Adriel Job integra, há quase dois meses, a trupe do projeto estradafora do Teatro de Tábuas, ONG com sede em Campinas que este ano completa 10 anos de atividades direcionadas à arte-educação. Ele faz parte de uma caravana de artistas que leva teatro, música, cinema e conhecimento para diversas cidades do Brasil. O mestre de bateria do Viralatas do Samba está fazendo muita falta por aqui, mas está adquirindo ricas experiências que certamente irá carregar na bagagem por toda a vida. Para saber mais, acesse www.teatrodetabuas.com.br

RIFA DO VIRALATAS


Sábado, dia 11, logo após as 12h, na Rádio Comunitária de Guaxupé aconteceu o sorteio da rifa de uma cesta de Páscoa em prol do bloco Viralatas do Samba. A feliz ganhadora foi a comerciária Lívia Carnevalle. Tatiana Abrão, uma das diretoras do bloco, falou com os ouvintes. Para oferecer ainda mais legitimidade ao sorteio, estiveram presentes Luiz Fernando Abrão, comerciante, com seu filho, Luiz Gustavo, que retirou o cupom vencedor da "urna". Agradecimento especial ao Caetano Cury.






Comentários

Alysson disse…
Então gerou reflexão? Que bom. Eu tb refleti e continuo achando o blog pessoal. Alguns exemplos: o tratamento dentário do "seu" cachorro. Post sobre rifa do "Viralatas". Cobertura do carnaval "do" Viralatas. Palavras do tipo "recãomendo". A galera do Viralatas tá em quase todos os posts. É um meio de comunicação sim, mas é pessoal. É diferente de uma revista, jornal, tv, etc. É claro q tem posts jornalísticos, mais o pessoal domina. Abraço!
bisteca disse…
Bem, Alysson:

1) Se pessoal você quer dizer que o papodeviralata "é pertencente a uma pessoa", pode estar certo em partes, pois foi criado por mim; atualmente somente eu faço postagens. Ainda assim, o formato blog já significa ser público, pois está aberto para o mundo, ou seja, já não me pertence mais a partir do momento que compartilho todo seu conteúdo com QUALQUER PESSOA.

2) No sentido de PARTICULAR, RESERVADO, ÍNTIMO, então, já nem se pode cogitar.

3) Quando relato o tratamento dentário do Valdick é para compartilhar a informação com pessoas que talvez precisem dela. E se o nome é papodeviralata, o que se espera encontrar neste blog: notícias do Viralatas do Samba, defesa dos animais, cãopanheiros, entre muitos outros temas e valores relativos aos brasileiros sem raça definida que somos praticamente maioria. Quando acesso o beerock não procuro notícias do mundo country...

Desculpe, mas continuo defendendo que este é um veículo de comunicação com valores anunciados e outras informações de interesse público, para guaxupeanos ausentes e outros cosmonautas.

Lógico que, como qualquer adolescente, não resisto a transformá-lo vez ou outra num orkut, divulgando aniversários e os amigos, rs

Abraço renovado!
douglas disse…
Antes de mais nada, digo que não estou em nenhum dos dois lados nessa prosa.Quero apenas exteriorizar o meu ponto de vista, que é o seguinte:

Um blog íntimo seria a mesmíssima coisa que um diário, ou autismo.
O propósito do escriba, é que alguém algum dia irá ler aquilo que esse escreve.Praxe.
"Público" e "pessoal" são duas coisas bem diferentes.
A questão é a imparcialidade.Fico pasmo com a quantidade colunas sociais travestidas de informativas que aqui existem. Aqui, me referindo a Guaxupé. O que não é nada surpreendente, pois existem também "eventos-coronés" que são chamados de "culturais".
A questão "pessoal ou não" resolve-se respondendo a seguinte pergunta:
O blog é imparcial?
Eu, na minha ignorância acredito que a informação funciona melhor quando os holofotes estão apagados.
Domingas disse…
Conheço muita gente que tem blog. Aliás, bem acessados. Nos blogs as pessoas escrevem o que querem, afinal são proprietários dos mesmos. Muitos, quando vão à eventos tiram fotos e escrevem sobre, porém não se consideram "imprensa". Escreveram pq quiseram, pq gostam. Seria legal um jornal virtual em Guaxupé. Algo mais profissional. Pensem bem, vc chega num evento de porte, tipo um show, uma peça, com artistas de nome, e solicita uma credencial de imprensa pq tem um blog, rsrs. Ae, haja credencial. Gosto do seu blog, cheguei nele através do google, mas acho q se vc quer fazer "imprensa", deve mudar o foco e o formato. Com certeza passará mais credibilidade só com matérias imparciais.
bisteca disse…
Oi!
infelizmente, não sei se vocês vão ler este coments, já que demorei a dar retorno. Gostaria muito que o google ou outro provedor inovassem neste quesito, enviando avisos de novos comentários nas postagens que também comentamos...

Douglas e Domingas:
infelizmente (outra vez!) este blog jamais será totalmente imparcial. Por exemplo, divulgo eventos, expressões, pessoas, etc., com as quais comungo pelo menos algum tipo de valor ou somente admire. Como todo blog é pessoal, optei pela "parcialidade". Não publicarei textos em que pessoas incitem maus-tratos aos animais, fotos de exposições agropecuárias, a não ser que tenha algo muito importante a dizer.
Resumindo, o papodeviralata é pessoal, parcial e, simultaneamente, público, com diversos conteúdos jornalísticos...

Mas entendo que toda unanimidade é burra, portanto, adoro essas discussões, sempre aprendo algo novo. Ogrigada!
Anônimo disse…
...e eu concordo com todos...

Porém não acredito que quem poste em blogs ou perfis na intenet queira ficar no anonimato ou ache que conitnuará na privacidade de seu banheiro com as portas fechadas e tudo mais!

Quem escreve e porque quer ser lido!
bisteca disse…
rsrsrsrs
e pra ler, dependendo da visão, até que cai bem um holofote!
douglas disse…
É, eu percebo que o mais desejado nessa "onda cultural" da cidade são os holofotes.Aliás, o que mais temos são colunas sociais travestidas de informativas.Colunas que só não são mais ridículas, que as páginas policiais.Isso faz com que a mente do sujeito que lê permaneça entorpecida e depsrovida de consciência crítica, porque coisas acontecem enquanto pessoas se interessam pela vida de outras.
Se o pateta anônimo tivesse lido com atenção, perceberia que só reescreveu o que eu ja havia escrito mais acima.
Não acho que fotos de festinhas coronés, com bigodudos de sobrenome conhecido expondo a familia seja jornalismo ou informação.Aliás, pode ate ser informação, mas é inútil.
Mas como foi assumida a postura particular, pessoal e parcial, encerro aqui a participação nessa prosa.
Abraço.
bisteca disse…
Adoro uma prosa inteligente, sempre aprendo um pouco mais...
Reafirmo que um blog jamais será particular. Quanto à pessoalidade, se é escrito por apenas uma pessoa, ele será sempre pessoal, pois vem da pessoa, que neste caso, sou eu. Quanto mais pessoas partilharem este espaço público e democrático comigo, cada vez mais essa "pessoalidade" será menos relevante, pois o que realmente importa são as ideias, o conteúdo, que neste caso, passam bem longe de um diário íntimo. Quando se trata de ideias, não apenas de informação, é muito difícil ser imparcial, pois temos a tendência de defender aquilo que acreditamos ser "verdadeiro". Por seu caráter intrinsicamente público, este e qualquer outro blog oferece a rica oportunidade da interação, de todos colocarem em discussão e debate, suas ideias, conceitos e "verdades" para, juntos, aprimorarmos ou não esses mesmos conceitos, verdades e ideias.
Sabe, Domingas, curti essa sua ideia de tornar este blog mais informativo e imparcial. Até convidei outras pessoas para postarem como autores. Desta forma, poderíamos até ter crachá de imprensa, sim, por que não? Como também poderíamos ter anunciantes, mas esta é uma prosa que prefiro postergar, pois demandaria um compromisso diferente do assumido aqui até agora.

Postagens mais visitadas