imagem

Hoje, 19 de agosto, é comemorado o dia mundial da FOTOGRAFIA. Ia tirar umas fotos da cidade para aqueles que moram fora matarem saudades, mas o dia amanheceu cinza e frio. As nuvens esconderam o Morro Agudo, que de agudo atualmente só tem o nome. Gostaria de ter uma foto antiga para provar aos incrédulos que o morro foi, um dia, literalmente agudo (embora tenha uma foto bem antiga em que ele aparece chato, mesmo. Mas minha memória visual continua teimando que ele, pelo menos em determinada época, foi pontiagudo). Muitos duvidam disto. Taí uma prova contundente da importância da fotografia: não deixa a história passar em branco. Nesses momentos, certamente, imagem é tudo.

A fotografia está presente também na música, remetendo a imagens musicais ou músicas cenográficas e muito mais.
"Parece que dizes, te amo, Maria, na fotografia estamos felizes" (Chico Buarque)
"Quando eu me encontrava preso nas celas de uma cadeia foi que eu vi pela primeira vez as tais fotografias" (Caetano)
"Vou colecionar mais um soneto, outro retrato em branco e preto a maltratar meu coração" (Tom Jobim)
"Fica o gosto, ficam as fotos, quanto tempo faz; ficam os dedos, fica a memória, eu nem me lembro mais" (Capital Inicial)




Uma das etapas da história da fotografia passou pelos chamados BINÓCULOS, como estes aí da foto. Caíram tanto em desuso que na web só há definições para os modelos atuais, utilizados para estudo das ciências ou para ver mais longe. Estas "caixinhas" em formato de cone têm uma lente de aumento redonda na parte de diâmetro menor; na ponta oposta, uma tampa branca com uma película (como um filme positivo?) no verso. Assim, a imagem é ampliada ao aproximar a lente do olho, muito legal!

Por falar em imagem, a do senado não vai bem. O conselho de ÉTICA decidiu, hoje, arquivar as denúncias contra Sarney. Infelizmente, diferentes e múltiplas máfias dominam o mundo. Outro mundo é possível?

Comentários

Roberto disse…
Gosto de olhar fotografias antigas, principalmente de cidades. As fotos mais conhecidas e em maior número, no Brasil, acho, são as do Rio de Janeiro. Como é interessante observar a mudança na paisagem, seja por motivos naturais ou humanos; da mesma forma, a transformação nos costumes das sociedades, como por exemplo, em seu vestuário, objetos, centros comerciais.
Por tudo isso, sou a favor de fotografias que registrem o passar do tempo pelas ruas e prédios das cidades.
No site da Prefeitura de Guaxupé existem algumas fotos da cidade em seus tempos imemoriais. Elas deveriam ser agrupadas em algum local para que fique registrado esse passado que se estende até a geração presente. Não sei se já está funcionando o museu da cidade, mas se já estiver, espero ver por lá essas relíquias. Espero, também, que novos fotógrafos estejam registrando as imagens atuais da cidade, para que no futuro não se perca a história do que já se foi, visto que temos mania de derrubar o passado para construir o futuro. Legal é poder unir as duas pontas: deixar o passado preservado e lançar metas para o futuro.
bisteca disse…
Que comentário interessante!
Concordo plenamente com o Roberto, é superimportante registrar em fotografias nossa história.
Comecei um trabalho junto com a Ceres, na gestão anterior, chamado "um novo olhar sobre a cidade". Aconteceram 2 exposições fotográficas, uma em 2007 e outra em 2008. Creio que uma amostra das fotos esteja no acervo do Museu Municipal.
Apresentei projeto ao Marcos David, para realização de nova edição em 2009, juntamente com o 3º sarau Balaio de Gato, mas não foi aprovado.
Independente da minha participação, espero que a atual administração encontre novos meios de valorizar o município por meio da fotografia, e vice-versa.
anamerari disse…
há muito tempo eu andava á procura desses binóculos eu coloquei muitos nomes no googles imagens cheguei a colocar a palavra binóculos mais só saiu esse atual;no entanto hoje eu assistir uma matéria sobre os lambe-lambe,então eureka!!! me deu vontad4 de colocar a palavra lambe -lambe ai veio a surpresa encontrei as imagens que tanto procurava:binóculos de fotografia/lambe-lambe.

esses binóculos foram marcante para minha vida de fotografa amadora,fui atraída por este aparelhinho,fui capturada pelo poder da imagem.
http://olhares.uol.com.br/anamerari
obrigada

Postagens mais visitadas