ALEGRIAS E TRISTEZAS

Este blog vira-lata está sempre aberto aos amigos. Por isso, muitas vezes, os personagens são repetidos, rs. Aqui vão algumas cenas registradas por José e por mim no aniversário do Fabin, sabadão, abençoado por São Pedro (outras, meu orkut).









O Agito Animal que aconteceu no domingo, 28, reuniu muita gente e muito bicho no poliesportivo. Confira a cobertura completa do evento em http://guaxusosanimal.blogspot.com


Esta cadela, Pepela, foi adotada das ruas por Silvia Helena e Breno. Tirou o 1º lugar na categoria fashion.

Hoje, às 19h, missa de 7º dia do Cotonho (Marco Antônio de Lima Faria) na Catedral. Passar pelo Big Hotel e não ouvi-lo chamar "Sheilinha" será algo fora do comum. Fiz o 2º e 3º colegial (hoje EM) no Dom Inácio. Cotonho estudava noutra sala, mas fazíamos parte da mesma "turma", sempre pronta pruma cerveja gelada, jogos de caixeta e "boatinha". Daquelas figuras que, mesmo distantes, quando nos encontrávamos havia coisas boas para conversar ou recordar... Era tratante, também, nunca apareceu no lançamento do bocaAboca conforme prometia. Mas ficava lá, sentado na varanda do hotel, pra retribuir ao meu cumprimento com um aceno e um largo sorriso. Já está fazendo falta, Cotonho.

Elizabete de Melo Monteiro (a Bete da Saúde), que não é candidata a nada, me pediu pra publicar este poema do Drummond em homenagem ao Cotonho. Que assim seja.

A um ausente

Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
e sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.
Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridade
sem prazo sem consulta sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair.

Antecipaste a hora.
Teu ponteiro enlouqueceu,
enlouquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave
do que o ato sem continuação, o ato em si,
o ato que não ousamos nem sabemos ousar
porque depois dele não há nada?

Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança.

Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste.

(Carlos Drummond de Andrade)

É, a bruxa está mesmo solta... em maio, morreu Wander Taffo (Rádio Táxi, Gang 90, Secos & Molhados, Rita Lee e Roberto de Carvalho, etc.), considerado um dos expoentes da guitarra no mundo... Em setembro, morreu Richard Wright, tecladista, um dos fundadores do Pink Floyd... hoje, 29, foi a vez do baterista Gigante Brasil (Jorge Mautner, Itamar Assumpção, Gil, Caetano, Marisa Monte, etc.). Desse jeito, daqui a pouco os shows de lá serão melhores que os daqui!

TRISTEZA OU ALEGRIA?

Bom, se pergunto é porque não sei a resposta...rs O presidente Lula assinou o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u450170.shtml). Adeus, trema, nossas ideias nunca mais serão as mesmas... aboliram o acento agudo em palavras terminadas em ditongos abertos "ei, oi"...

E o escritor Machado de Assis, que morreu 100 anos atrás, foi homenageado hoje, 29, pela ABL (Academia Brasileira de Letras). E eu que desconhecia "toda a poesia de Machado de Assis". Tive um certo preconceito com Dom Casmurro e não insisti... Acho que fui meio besta (!?) Vou, desta vez, tentar me aventurar pelo seu lado poeta.


A totalidade da produção poética de Machado de Assis está reunida pela primeira vez nas 756 páginas deste livro imperdível. Do primeiro soneto, "À Ilma. Sra. D.P.J.A." (1854), ao último, "A Carolina" (1906), são 180 poemas do bruxo do Cosme Velho, autor de "Dom Casmurro" e considerado um dos maiores escritores brasileiros. O livro traz ainda 48 crônicas que Machado escreveu em verso, publicadas na "Gazeta de Holanda" entre 1886 e 1888 e reproduzidas na íntegra neste volume.

Comentários

Anônimo disse…
PORQUE O TITULO E ALEGRIA E TRISTEZA................
TALVES VC TENHA RAZÃO......ALGUMAS COISAS NÃO TINHA QUE TER ACONTECIDO......MAS AGORA E TARDE ...........
BJS
bisteca disse…
agora fiquei confusa...
alegria de festejar com os amigos, de rever quem se tem saudade, cantar, enfim...
tristeza é deixar de fazer algo que se tem vontade, a morte, a separação. saudade é bom quando sabemos que ela é breve, mas sentir saudade de alguém que sabemos que não vamos encontrar mais é bem pior...
"é impressionante a força que as coisas parecem ter quando elas precisam acontecer"
lorenygpe disse…
Na mesma Bat hora, na mesma Bat avenida... lá ia eu fazer minha Bat caminhada e sempre encontrava o Cotonho na mesma Bat cadeira, na mesma Bat varando do Big Hotel... e me cumprimentava com a mesma Bat alegria, o mesmo Bat semblante sereno e de quem estava em Paz com a vida e com todos que passavam por ali! Gente boa, muito amigo que nunca esquecia do seu Bat cumprimento...

Vou sentir saudades! Hoje passei no mesmo Bat momento e agora sobrou um grande Bat tristeza!

Beijos, Cotonho e fique com nosso querido Bat Deus!
bisteca disse…
bat poeta loreny!
espero que cotonho esteja acompanhado do robin e da mulher-gato no show do jimmy hendrix, rs
Anônimo disse…
Certamente....rs!

Postagens mais visitadas