OLHAR POÉTICO

Fresquinha, para você, estas imagens que acabei de "roubar" de um muro de Guaxupé. A luz não é a ideal, pois a tarde de terça está ensolarada e a construção, na contraluz. O sol da manhã incidindo de frente daria mais vida às cores. Já pensou, os muros da cidade repletos de poesia, Manoel de Barros, Alice Ruiz, Leminski, Drummond, Bandeira... A casa de Elias José fica do lado esquerdo do muro. Tenho certeza que o escritor teria aprovado um projeto como este. Aliás, poderia ser uma poesia sua, neste local, em vez do Vinícius e do Tom, sem desmerecê-los, claro. São tantos muros necessitando de palavras ou, apenas, do silêncio das cores...



Olha que interessante, poesia ao lado do Palácio do Bispo, prédio tombado pelo Patrimônio Histórico local. O portão de ferro, o sol e os paralelepípedos compõem a cena típica de cidade do interior. Pena que nossas ruas de pedras não são preservadas como deveriam...



Voltando à imagem poética, elaborada provavelmente por uma pessoa apaixonada, além dos evidentes coraçõezinhos vermelhos, revela o beija-flor e lua. Remeteu-me à letra do Milton, Benke: "beija-flor me chamou, olha, lua branca chegou, na hora". Quando Lik desenvolvia o projeto "murovivofalaconcreta" nos muros da cidade com os integrantes da Casa da Criança, sempre dei a maior força, fazendo reportagens e apoiando a causa. Exemplo desse trabalho ainda ilustra o muro do Palácio do Bispo. Fiquei muito triste por ter sido interrompido. Queria que as cores de Guaxupé invadissem os muros da região, dando oportunidade a crianças e jovens carentes, valorizando a arte.

Será uma pessoa chamada Poli a autora da pintura? Ou a escola Polivalente está desenvolvendo um projeto batizado de Olhar Poético?? Desculpe eu não ter a resposta neste momento. Mas deixo a proposta de uma escola ou outra instituição pública abraçar a causa e estimular a arte nos muros da cidade.

Segundo Zé Raimundo, Vanda, professora de português, do Polivalente, está desenvolvendo o projeto Olhar Poético com os alunos de 5ª a 8ª série. Vários muros foram disponibilizados pelos proprietários para receberem as intervenções dos estudantes, enquanto outros se negaram, infelizmente. Parabéns a todos que abraçaram essa causa!

Comentários

Postagens mais visitadas