besouro em guaxupé

Andei pensando sobre a finalidade dos grandes besouros que invadem a cidade nesta época. Onde ficam estes insetos até adquirirem tamanho suficiente para voar e logo morrer? Uma amiga deixou besouros mortos enfeitando o jardim da casa dela ("em vez de duendes"): "Eles são bonitos, né?" Gosto não se discute, provoca reflexão. Realmente este inseto preto causa repulsa e compaixão. Primeiro porque tem pelos e patas que grudam. Segundo, porque ficam de costas se debatendo até morrer, despertando, em muitos, hostilidade.
Destino cruel...










BESOURO NO CINEMA:
INGRESSOS A PREÇOS MAIS POPULARES NA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, COM DEBATES E PALESTRAS


Semana do Filme Nacional – de 20 a 26 de novembro de 2009.

Os números mostram que a adesão do público aos filmes nacionais é cada vez maior: somente nos primeiros três trimestres de 2009, o número de espectadores já superou o de todo o ano de 2008. Grandes sucessos como Se eu fosse você 2, A mulher invisível, Divã e Os Normais 2 levaram milhões de espectadores aos cinemas.

O Cine Teatro 14 Bis inovou mais uma vez e em parceria com a ANCINE (Agência Nacional de Cinema) criou o projeto “Sessão-Brasil 2009”. Este programa aumentou em 60% o público dos filmes NACIONAIS e deve voltar em breve. Porém, para a retomada definitiva do crescimento do mercado audiovisual é preciso mais iniciativas.

Por isso mesmo, a Semana do Filme Nacional, que acontecerá de 20 a 26 de novembro, tem tudo para se tornar um êxito ainda maior que a campanha de 2009, quando mais de 300 salas exibiram filmes nacionais a preços populares. Com ingressos a 6 reais (e 3 reais a meia), espectadores de todo o Brasil terão a oportunidade de ver e rever os melhores lançamentos do ano.

O Cine 14 Bis aderiu voluntariamente a este projeto, numa demonstração de associativismo e participação no desenvolvimento cultural do País. O selecionado pelo Cine 14 Bis é o lançamento BESOURO, que conta história do maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que, ao se identificar com o inseto que desafia as leis da física, desafia ele mesmo as leis cruéis do preconceito e da opressão. Um mito, um super-herói. BESOURO é um épico em que fantasia e história se misturam no cenário deslumbrante do Recôncavo Baiano dos anos 20.

Em homenagem à semana da Consciência Negra, o Cine 14 Bis de Guaxupé realizará no dia 27 de novembro de 2009, às 19h30, uma sessão especial do filme BESOURO que contará com uma palestra do Professor Flávio de Castro e um debate cultural mediado pelo Professor Mauricio Flamini. Os convites para esta sessão são limitados e podem ser retirados no Cine 14 Bis de Guaxupé.

Comunicação Cine 14 Bis
www.cine14bis.com.br



E CINECLUBE 14 BIS APRESENTAM:

“Panoramas III: Sertão Fabulado”

27/11/2009, SEXTA-FEIRA, às 18h.
CINE TEATRO 14 BIS – Guaxupé
Duração: 44 minutos
SESSÃO GRATUITA


Sinopse:
Quatro animações fazem uma releitura das fábulas do imaginário do sertão nordestino.

► O Lobisomem e o Coronel: Um violeiro cego dedilha um repente e conta uma história passada na fazenda de um rico coronel da região.

► Até o Sol Raiá: Personagens de barro criados por um artesão ganham vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja em uma noite de festa.

► O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou antes de Começar: O sertão nunca mais será o mesmo depois que o jumento Limoeiro vem a Terra para dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem.

► A Moça que Dançou depois de Morta: Baseado na história de cordel, um rapaz se apaixona por uma misteriosa moça num baile de carnaval do interior.

Informações:
Instituto 14 Bis de Educação e Cultura
Tel.: 35-3551-6669 / www.instituto14bis.org.br




Convite à Saudade
Soares Feitosa

Eu pedi, compadre Chico,
ao grande besouro,
Besouro Preto do alto dos coqueiros,
ele passeava de uma árvore a outra,
e me disse que de lá de cima, do alto,
avistava tudo,
distantes horizontes,
longas planícies...

Perguntei se lá do alto do coqueiro mais alto,
ele avistava uma serra distante,
depois destas vastidões de areia,
de nome “das Matas”, a serra;
um sabiazal
- de árvores e de passarinhos, sabiás -
tem uma grota abrejada, de nome “da Palha”,
perto da casa do seu Zedonana...!

E então compadre Chico,
mestre Besouro Preto olhou e olhou,
avoou de uma árvore a outra,
fez um cocuruto de vôo, mais alto,
voltou num rasante e disse:

Compadre Moleque, não vi nada,
e se tivesse visto, lugar tão bonito,
como você sempre fala,
onde corre a Grota da Palha,
onde têm sabiás - árvores cheirosas -
onde têm sabiás - pássaros amigos -
que não comem besouros pretos,
eu também, compadre Moleque,
teria voado para lá...

E, tão amigos que temos sido,
nestas praias de areia fina - Paracuru -
levaria você comigo,
você cavalgaria às minhas asas,
me mostraria essa tal grota da Palha,
esses sabiás,
paus de flor e pássaros de canto,
me apontaria também
a amada do nosso patrão,
nosso amo,
o seu compadre,
o compadre Chico...

E eu, besouro insosso que nunca tive voz,
sequer um estrídulo de repetição
igual ao da comadre Cigarra,
ao do compadre Grilo,
mesmo assim,
sem voz nenhuma,
faria uma música para ela,
à sombra do pé de benjamim,
do alpendre da casa dela,
e cantaria em esplendor:

Dona moça, dona moça,
bote seu melhor vestido,
o ruge, o pó-de-arroz,
um perfume bem cheiroso,
nosso Compadre vem aí...
'tá de volta... 'tá de volta...
'tá de vooooolta!
...

Notas para Convite à Saudade:

1. - Besouro Preto: Rhynchophorus palmarum, besouro de grande porte, com uns 8cm de tamanho, terror dos produtores de coco da Bahia, ataca o olho do coqueiro. É de um preto aveludado. Não tem ferrão, mas mete medo pelo porte, (in Fruticultura Brasileira, Pimentel Gomes, Nobel.)
2. - Das Matas, Serra das Matas, região centro-oeste do Ceará, cidade de Monsenhor Tabosa, infância do poeta.
3. - Irmão-de-leite: Era costume, na região, alimentar as crianças com leite de jumenta. Os filhos da mãe-de-leite, ou ama-de-leite, são considerados irmãos de leite e, naturalmente, compadres.
4. - Grota da Palha, a 2 km de Monsenhor Tabosa. No período das chuvas, essa pequena grota abrejava e corria por alguns meses para grande alegria dos banhos da meninada.
5. - Sarnelha: regionalismo, corruptela de cernelha, o espinhaço do animal, nos jumentos marcado por uma linha mais escura que vai crinas ao rabo, com uma ramificação de lado a lado à altura das paletas. Diz a lenda que essa marca teria sido feita pelo menino Jesus, em boa mijada, na fuga para o Egito. Verdade ou mentira, todo jumento tem sua cruz...
6. - Paracuru, CE, praias belíssimas, sítio Praia das Bicas, para onde, fato real, o jumento Moleque foi transportado e, em aposentadoria de boa mordomia, passou seus últimos dias, livre de cargas, cangalhas e cabrestos.
7 .- Saibam todos: variante de um tema de Gerardo Mello Mourão, in O País dos Mourões, Testamento da Burra Graviola.
8. - Não cai uma ave nem um cabelo: Mateus, 10:29/30
9. - Meia-Noite e Bacalhau: personagens do poema Format Cê Dois Pontos.
10. - Todos viajaram, todos se mudaram: fenômeno da migração do campo para as cidades pequenas e destas para a cidade grande. O perfil rural do Brasil inverteu-se completamente: capitais inchadas e o sertão em declínio e despovoamento. Favelização dos grandes centros.
11. - Frete: Monsenhor Tabosa a Paracuru, aproximadamente 300 km.

Colofão:
Este poema foi escrito em Paracuru, Ce, litoral norte, manhã de 17.07.94, Sítio Praia das Bicas, quando o vaqueiro Chico Florindo mostrou o local, em meio aos coqueiros - morada dos besouros-pretos - onde enterrou o jumento Moleque.



Leia o poema na íntegra:
http://www.jornaldepoesia.jor.br/feito12.html



PARA FINALIZAR,
PRIMAVERAS EM GUAXUPÉ:




Comentários

Adoro besouros ou beatles e inda mais o conjuntinho.... E por falar em Beatle, adoro o carrinho... ui ui uiiiuii

Já leu o Escaravelho do Diabo?
É um livro bem disputado entre os adolescentes... envolve assassinatos, suspense, etc. Bom de ler, é da coleção Vaga-lume, da Ática (creio eu).
bisteca disse…
Bem lembrado, JEF!
até me esqueci dos the beatles,
isso não pode, rs

não li Escaravelho do Diabo,
vou disputá-lo, então, com meus
sobrinhos
hahahahahahahaha
valeu!

Postagens mais visitadas