cinema na praça

Hoje, às 18h, acontece a 1ª das duas sessões de cinema do Troque o Giz pela Pipoca itinerante, no centro de Juruaia.

Em sua 7ª edição, o projeto Troque o Giz pela Pipoca, do Instituto 14 Bis, levou uma boa novidade para algumas cidades da região que ainda não têm cinema: sessões de filmes ao ar livre.
A estreia aconteceu no sábado, 21, em São Pedro da União. Com cerca de 5 mil habitantes, poucos moradores desse município tiveram, até então, a oportunidade de assistir a um filme em 35mm projetado numa tela de cinema. Mesmo com a noite fria, as cadeiras da sala improvisada ficaram lotadas, acomodando, também, muitos moradores de Biguatinga, distrito a 20 km de São Pedro.
Integrantes do Instituto 14 Bis fizeram uma visita prévia a todas as escolas do município. Uma revista de 16 páginas foi especialmente produzida para esta edição do projeto, com a sinopse dos filmes e dicas de atividades para os professores trabalharem em sala de aula.
Rosana de Souza, professora do 3º ano da E.M. Dom Hugo Bressani, contou que seus alunos estudaram as sinopses e o estilo dos textos da revista. “A criança que assiste a filmes, que vai ao cinema, produz mais, fica mais criativa e opina melhor”, afirma a professora.
Segundo Rosana, o cinema desenvolve a autocrítica da criança, que passa a interpretar com mais clareza e criatividade o mundo ao seu redor: “Com a proposta desse projeto, o professor pode gerar curiosidade e expectativa antes das sessões e, depois, trabalhar em cima da experiência.”
O marido dela, André Luiz de Souza, também é pedagogo, mas atua como policial militar. O casal estava com o filho, André Lucas, 6, que nunca havia assistido a filmes numa tela de cinema. “A maioria das crianças daqui não têm oportunidade de ir ao cinema em Guaxupé”, conta ele. Para o policial, é uma novidade que estimula os jovens a se afastarem das drogas, atualmente, um grande problema: “Pelo menos enquanto assistem aos filmes.”
A falta ou pouco incentivo às atividades culturais é uma característica comum de vários municípios da região. O Prefeito de São Pedro, Paulo Geraldo Honório Pereira, concorda que é importante ser parceiro de projetos como o Troque o Giz pela Pipoca. “A gente precisa inovar em alguma coisa. Na parte da Cultura, muitas vezes deixamos a desejar por falta de recursos”, explica o prefeito.
A Secretária de Educação, Eliane Marcelino Vieira, também aprovou a iniciativa: “O professor não pode ser mais aquele do giz e do livro didático. O mundo evoluiu. É difícil fazer os alunos ficarem em silêncio numa sala de aula e aqui, sem que ninguém peça, estão todos atentos na tela.”
De 22 a 25 de agosto, o cinema itinerante do 14 Bis passou por Bom Jesus da Penha, Nova Resende, Jacuí e Juruaia. “O resultado foi positivo, nossa equipe foi muito bem recebida nas escolas e pelo público. Cerca de 3.000 pessoas assistiram às sessões nos cinco municípios”, informa a coordenação do projeto.
O Troque o Giz pela Pipoca terá sessões gratuitas no Cine 14 Bis de Guaxupé e São Sebastião do Paraíso, até 10 de setembro, para estudantes da rede pública, do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Ainda há datas disponíveis a serem agendadas. Escolas de 18 municípios da região, como Cabo Verde, Arceburgo, Fortaleza de Minas, Itamogi e Cássia foram convidadas a participar. Em cartaz estão cinco filmes nacionais: O grilo feliz e os insetos gigantes, Pequenas Histórias, Era uma vez..., O contador de Histórias e Salve Geral.
Nos últimos três anos, o público do projeto aumentou de 18 mil para 21 mil espectadores. “Ano que vem teremos novidades, como sempre acontece, com boas surpresas e muita pipoca para fazer um ambiente cada vez mais próximo de uma sala de cinema.”, garante a equipe do 14 Bis.

Mais informações:
www.instituto14bis.org.br
ou pelo telefone (35) 3551-6669

Comentários

Postagens mais visitadas