s.o.s patrimônios de guaxupé

Estas fotos do antigo fórum, esquina da Rua Major Anacleto com Dr. João Carlos, foram tiradas ontem à tarde. Se continuaram fazendo o serviço, hoje, provavelmente, já tem um muro, grade ou mureta alterando a fachada do prédio, um dos patrimônios tombados pelo Patrimônio Histórico de Guaxupé. Pelo que sei, a Lei não permite alteração da fachada de patrimônios tombados, correto? Então, de quem é a responsabilidade por este serviço e, por outro lado, a quem cabe fazer cumprir a referida Lei?





Em vários pontos da cidade, os paralelepípedos das ruas estão soltos. Próximo ao cruzamento da movimentada "rua dos médicos" (Cel. Antônio Costa) com a Rua Tiradentes, as pedras soltas já causaram alguns inconvenientes, como informa a proprietária de uma clínica no local, e podem, num dia de chuva ou outra ocasião, causar algum acidente mais grave. Ela também informou que entrou em contato com o departamento de obras para tentar solucionar o problema, mas até o momento, nada foi feito.

O mais preocupante é que os paralelepípedos são um grande patrimônio de Guaxupé. Reclamações como esta, caso se tornem comuns, podem gerar um erro de interpretação por parte dos moradores, pedestres e motoristas, que acabarão culpando as ruas de pedras por eventuais transtornos. Os paralelepípedos, se bem colocados e com manutenção periódica (mais sinalização adequada nos cruzamentos mais perigosos, faixa asfaltada e sinalizada para pedestres, etc.) oferecem diversos benefícios à população, como baixo custo de manutenção, alta durabilidade e maior permeabilidade do solo, evitando alagamentos e enchentes.





A "ex-cadeia pública" foi pintada com capricho. Mas os vidros nas portas e paredes também parecem alterar a fachada do prédio, tombado pelo patrimônio histórico.



Comentários

Tê disse…
OI LINDA... REALMENTE PRECISAMOS CUIDAR E PRESERVAR DO NOSSO PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARTÍSTICO CULTURAL. AINDA BEM QUE TEM GENTE COMO VOCÊ. INFELIZMENTE AS VEDAÇÕES (PORTAS E JANELAS) DA ANTIGA CADEIA JÁ NÃO ERAM ORIGINAIS. FORAM SUBSTITUIDAS EM DATA INCERTA QUANDO NÃO HAVIA NA CIDADE O CONSELHO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO. A COLOCAÇÃO DE VEDAÇÕES DE VIDRO OBEDECE AS RECOMENDAÇÕES DO ICOMOS.
QUANTO AOS PARALEPÍPEDOS VOCÊ TEM RAZÃO DEVEMOS PRESERVÁ-LOS E FAZER SEMPRE A MANUTENÇÃO ADEQUADA.
LEITURA RECOMENDADA: ALEGORIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO - AUTORA: FRANÇOISE CHOAY
BEIJOS TÊ
bisteca disse…
Tê,
que surpresa boa!

obrigada pelo gentil esclarecimento, mas, me diga, o que é ICOMOS?

e quanto à "mureta" do antigo fórum, vc sabe da alguma coisa?

por favor, volte sempre.

bjs renovados,

Sheila
Anônimo disse…
Infelizmente, não estão cuidando bem do patrimônio histórico da cidade ...

A alteração de fachadas que deprédios históricos, especialmente os tombados, que culminam na desconfiguração do prédio, é vedado pela legislação ...

Além disto, não tem sentido ou finalidade a construção de uma mureta, que já desconfigurou o Palácio da Justiça .... vamos lutar .
bisteca disse…
Já estamos na luta, vamos juntos!
Amanhã vou novamente ao local ver como estão as coisas. Não deu pra ir hoje, como deveria ter feito. Mas não vamos deixar isso barato, não.

O que vc acha, Alessandro?

Saudações...
Acho perfeito , Sheila.
Adoro a maneira que olha a cidade através da sua lente.
Nossa cidade sempre foi linda, e precisamos cuidar dela. Tenho lido o blog sempre. Precisa voltar com a " Atitude" assim muito mais pessoas poderiam ter acesso as notícias. E oh, no que puder ajudar , To dentro .... Aproveite e visita o site da Radiodafamilia.com.Br. , será um prazer receber você. Beijo grande e continue assim, zelando pela nossa querida Gxpé. Beijos
Não podem mudar a fachada do antigo Fórum, cercando o jardim, principalmente se o prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico de Guaxupé. O Ministério Público terá que intervir.

Postagens mais visitadas