a dor universal



Há uma legislação específica que regulamenta a utilização de Foguetes, Fogos de Artifício e similares no município de Guaxupé, estipulando horários e locais adequados para se fazer barulho? Seria possível aplicar penalidades aos infratores? Afinal, eles incomodam muitos viventes. Sei que é polêmico comparar humanos com demais animais, mas muitas pessoas têm convicção de que a justiça e a ética dos homens deve ser universal, devendo valer para todos os seres vivos. Senão terei que concordar com um amigo filósofo: A ética não existe. Afinal, a dor de uma mãe que perde um filho adolescente, bruscamente, pode ser comparada à dor de uma pessoa que perde seu bicho de estimação? Em BH existe um crematório da animais: Memorial Pampulha. Neste site, leia reportagem sobre um cerimonial realizado pela PM de Minas a dois cães mortos em "serviço" (fotos).




Aqui, deixo o depoimento de uma pessoa que perdeu seu ente querido. Não há julgamento possível sobre os sentimentos alheios. Como canta o poeta e não devemos esquecer, "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é". Para mim, cada bichinho que conheci me deixou mais humana, fez de mim uma pessoa melhor. A todos eles, minha eterna gratidão.

"Dia 9 de janeiro, o dia mais triste da minha vida. Dia em que perdi a minha Kaká, aquela que estava no lugar da filha que não tive. Por doze anos ela me deu alegria, compartilhando comigo todos os momentos da minha vida. Se eu estava alegre, ela também estava. Não podia me ver triste ou chorando que se achegava a mim, fazendo um carinho para me consolar. Inteligente, só faltava falar, entendia tudo que a gente dizia. Prestava atenção olhando-nos com aqueles lindos olhos verdes que jamais esquecerei. Foi embora vitimada por um problema neurológico agravado pelo barulho de rojões e foguetes. Cada vez que ouvia um, tremia demais e arranhava o chão com suas patinhas. Precisava até de remédio para se acalmar. O problema se agravou no dia seguinte em que o Corinthians foi campeão. A partir daí, os foguetes não pararam, sem respeitar dia ou horário, estourando até de madrugada. Culminou agora com as folias de Reis. O estresse aliado à baixa imunidade devido a uma doença, abalou a saúde da minha queridinha. Ela foi ficando com as pernas cada dia mais fracas até que ontem, vindo de Mococa, deixou este mundo com a cabecinha encostada nas minhas pernas, ficando um vazio enorme no meu coração. Ela se foi dormindo como um anjo. Muita gente pode dizer que era só um animal, mas não imaginam o amor que nos unia. Ela era minha companheira, minha amiga, minha pequena. Por tudo isto, odeio foguetes, quem solta foguetes, quem fabrica foguetes. Que Deus ilumine a mente dos responsáveis pela ordem da cidade para resolverem este problema. A minha fé e esperança é que um dia eu me encontre novamente com a minha Kaká."

Comentários

Tabata Saad disse…
A Kaká se foi, mas esteja onde estiver, ela sempre soube do amor e carinho que foi tratada durante todos esses anos, teve uma vida de princesa e aproveitou cada segundo todo esse aconchego. Que exista um Deus para acolher esses bichinhos que alegram tanto a nossa vida, porque é em vida que devemos valorizar e cuidar de todos, e isso tia você fez, e tenho certeza que ela foi muito feliz.
Unknown disse…
Kaká era muito especial. Todos sabemos o carinho que ela tinha com a senhora, tia. E todo amor que recebia em troca. O melhor é saber que as melhores lembranças nunca irão embora...e faço minhas as palavras da minha irmã: "Que exista um Deus para acolher esses bichinhos que alegram tanto a nossa vida".
E que as pessoas tomem consciência do que significa respeito, independente dos fogos ter agravado a situação da Kaká, há um limite pra tudo!! Não são só os animais que se incomodam com esse tipo de alvoroço...
Lorêny Portugal disse…
Ai, como é sofrido perder um animalzinho! Há 4 e meio perdi a minha Sasha e até hoje sentimos falta dela, saudades mesmo! É como se fosse uma pessoa da família!
Beijos, Tia Nádia!
Anônimo disse…
Tenho 11 cachorrinhos. Amo os 11 como se fossem mais um filho. Pra mim cachorro tem alma de humano, só que mais nobre. Sua Kaká ficaria feliz se enquanto vc estiver por esse mundão adotasse outro(s) cãozinho para dedicar-se assim como fez com ela. Assim diminuiria sua dor. Abraço...
Anônimo disse…
Obrigada a todos pelo carinho.
Sheila

Postagens mais visitadas