a grandeza de uma cidade



Acima, um dos cartazes utilizados na divulgação do movimento Crueldade Nunca Mais, em favor dos animais, que aconteceu em vários lugares do mundo, ontem, dia 22. Infelizmente, em Guaxupé não houve nenhum movimento desse tipo. Minha contribuição foi meramente virtual, mas tenho consciência de que poderia fazer mais. Afinal, prezo demais os amigos de quatro patas (ou os de duas e com asas, ou os de guelras...). Nem preciso dizer que defender a causa dos animais não exclui possíveis lutas em favor da humanidade, pois Mahatma Gandhi, muito mais sábio do que os críticos de carteirinha, e grande defensor dos valores humanos afirmou que essa luta pelos animais dignifica e humaniza o ser humano. Humildemente, confio em seu ensinamento e prossigo, na esperança de me tornar um ser vivo melhor, mais humano.


Passeata "Crueldade nunca mais", na Avenida Paulista, São Paulo (foto Estadão).


Na passeata que aconteceu na praia de Copacabana, Rio, ativistas em favor da causa dos animais empunharam faixa com um recado aos políticos: "Animais não votam, mas seu dono vota". É importante que todo cidadão, eleitor e membro de uma comunidade conheça a opinião do seu candidato a respeito deste tema. E deixe seu recado na urna eleitoral.


Quando Gandhi fala sobre a grandeza de uma nação, penso que um país se faz com homens e livros, parafraseando Monteiro Lobato. Uma nação que pratica grandes valores, certamente, é conduzida por grandes seres humanos. No nosso microcosmo, continuo sonhando com uma cidade ideal, que respeite seu artista, gente feliz que agita o país do carnaval. Por este motivo, fui uma das fundadoras da Associação Artístico-cultural Vira-latas, em março de 2010, pra botar o bloco Viralatas do Samba na avenida de paralelepípedos, em duas noites dos desfiles de carnaval. Com este objetivo, trabalhamos durante o ano todo, com eventos que promovem a integração dessa gente feliz, de qualquer parte do País. Em 2011, lançamos o manifesto em favor da conservação das ruas de paralelepípedos do centro de Guaxupé, iniciando um abaixo-assinado. Na ocasião, recebemos na Casa da Vó Maria a Caravana Cultural do Ceará, que promoveu no local um contagiante tambor de crioula. Integrantes dessa Caravana participam do bloco de carnaval Bons Amigos, de Fortaleza. O encontro enriqueceu os conhecimentos da turma do Viralatas do Samba, que vai levar o tema sobre a conservação e manutenção das ruas de paralelepípedos da cidade para as ruas no centenário do município. Nada mais pertinente, pois essas ruas, construídas entre as décadas de 30 até início dos anos de 1960, fazem parte do patrimônio histórico local. Na próxima postagem, contarei mais sobre o projeto do carnaval de 2012.

Por enquanto, fique com as fotos do 2º ensaio da bateria do Viralatas, no último domingo. Os ensaios são abertos, na Casa da Vó Maria, e acontecem nas terças e quintas, às 19 horas, e aos domingos, a partir das 17h.

Comentários

Postagens mais visitadas