informações sobre o kit vira-lata

A Associação Vira-latas vai inovar no formato da venda dos kits para o desfile carnavalesco do Viralatas do Samba, que serão vendidos a 30 reais, contendo 01 camiseta de malha, 01 chapéu, 01 adesivo e uma carterinha de "associado" para trânsito livre à Casa da Vó Maria durante as noites de festa. A entrada para os não-viralatas será de 10 reais. Caso o indivíduo esteja com a fantasia de outro bloco, pagará somente meia-entrada.

Quem quiser, poderá ganhar um desconto de 50% sobre o valor do kit, pagando apenas 15 reais, até 12.02, caso apresente uma foto inédita e significativa para a história do município. Por exemplo, que tenha como cenário ruas e imóveis representativos do centro da cidade ou de um bairro, ou revele costumes sociais de outrora, vestimentas, desfiles comemorativos, profissões e profissionais, entre outros símbolos guaxupeenses. A única exigência é que essa foto não faça parte de nenhum acervo de outra instituição. A diretoria da associação fará a triagem desse material que, se aprovado, será ampliado e exibido em exposição fotográfica para comemoração do centenário de Guaxupé a ser realizada na Casa da Vó Maria pela Associação Vira-latas e instituições parceiras.

Este ano, o desfile terá algumas surpresas, mas para colocar o bloco na rua, integrantes do Viralatas estão vendendo adesivos com a logomarca da associação, por 10 reais a unidade. Posteriormente divulgarei, aqui, a prestação de contas do carnaval de 2012. Infelizmente, a verba de 8 mil reais oferecida pela Prefeitura não será suficiente para execução da totalidade do projeto. Inicialmente, em reunião promovida pela Secretaria de Cultura, no Teatro Municipal, o secretário de Cultura, Marcos David, informou que seria repassado 100 mil reais para as agremiações carnavalescas, totalizando, no máximo, 13 mil para cada uma. No final, essa quantia passou a 64 mil, assim distribuída:

- Unidos das Vilas - 12 mil reais;
- Fênix - 12 mil reais;
- Viralatas do Samba - 8 mil reais;
- Feijão Queimado - 11 mil reais;
- Bloco do Espaço - 9 mil reais;
- Casa da Criança - 12 mil reais.

Estes valores foram disponibilizados somente hoje, após o encerramento bancário (às 15h, fecharam as portas da Prefeitura deixando Jair Beani, Bia Melo e eu do lado de fora e sem o dinheiro). Na Rádio Comunitária, Rodrigo Sá falou de um vídeo do ano passado, em que a jornalista Rachel Sheherazade faz críticas pesadas, mas super procedentes e justas, ao carnaval dos brasileiros, que é importante relembrar, sempre. Este ano, por um triz o Vira-latas não ficou de fora do carnaval, porque há realmente um descrédito em relação ao sistema que envergonha pessoas do bem de saírem às ruas rindo, sambando e festejando. Parece até antiético e alienante demonstrar alegria perante tanta notícia ruim. Mas deixar de brincar o carnaval mudaria alguma coisa? Seria mais lucrativo acabar com a corrupção no País.



Por diversos motivos, vamos que vamos: "Sou Viralatas do Samba, eu vim para preservar a tradição das pedras do meu lugar". Confira no gxp a programação do carnaval de Guaxupé. E, abaixo, algumas fotos do 5º ensaio do Vira-latas, que acontecem terças, quintas e domingos, na Casa da Vó Maria (Rua João Pessoa, 43 - fundos).



Hoje recebi cumprimentos de um amigo pelo dia do jornalista. Distraída como estou para datas comemorativas, não fosse por ele, continuaria ignorando que há um santo padroeiro da profissão, São Francisco de Sales (?), e que o dia em homenagem à profissão é comemorado em várias datas diferentes, no Brasil e no mundo (leia aqui).

Comentários

Postagens mais visitadas