saúde!

Quando criança me ENSINARAM a desejar "saúde" se alguém espirra. Depois de adulta, tentaram me convencer do contrário: em vez de saudação positiva, virou falta de educação. Teimosa, persisto no ensinamento original. Se alguém espirra, por alergia ou resfriado, insisto. Na dúvida, um pouco mais de saúde não faz mal à ninguém.

E por falar em saúde, há um grave problema ocorrendo na Santa Casa de Guaxupé. O usuário do pronto-socorro que faz exame de RAIO-X pelo SUS (no mesmo prédio do hospital), não pode levar a radiografia consigo. Ela ficará retida na Santa Casa até ser descartada (no lixo comum pode contaminar o solo e os mananciais). Vc sabia que essas "chapas" contêm prata e é possível reciclá-la?

De acordo com FUNCIONÁRIOS da Santa Casa, como a radiografia foi paga pelo SUS, não pode ser entregue ao usuário. E se vc não pode ou não quer marcar consulta particular, o dinheiro público financia novo RAIO-X - Usar os postos de saúde, pronto-socorro e o SUS é um direito de todo cidadão, pois a saúde pública é sustentada, indiretamente, com o dinheiro de todos nós. Então, ao marcar consulta no posto de saúde, após longa espera (atualmente, se der sorte, de 3 a 5 horas), o usuário chega ao médico que logo vai dizendo: "Para eu dar o diagnóstico preciso do RAIO-X". Volta-se para o balcão e marca-se para tirar a chapa, podendo ser no dia seguinte. Dali 4 dias, o paciente (RAIOS) retorna ao médico com a radiografia.

Nesse processo, para um mesmo usuário são tiradas DUAS radiografias. 1) Sinal de que está sobrando dinheiro na Saúde e faltando consciência ecológica (na cidade ainda nem há coleta seletiva organizada); 2) Sobra espaço nos arquivos da Santa Casa; 3) Impedir o cidadão de levar pra casa a radiografia financiada pelo SUS, se não é crime é pura maldade, pois não há justificativa.

É muito triste precisar de dinheiro pra ser bem-atendido, ter plano de saúde particular e deixar que os menos favorecidos se lasquem. Isso porque agora temos um PREFEITO que prometeu trabalhar para os pobres (sic).

PRA TANTA INIQUIDADE, HAJA SAÚDE!

"Me cansei de lero-lero / dá licença mas eu vou sair do sério / quero mais saúde / me cansei de escutar opiniões" (Rita Lee)

Comentários

Postagens mais visitadas