cinema e pizza

Recebi por e-mail esta simpática carta de Mauri Palos, proprietário do Cine Teatro 14 Bis. Acompanhei, com emoção, o início do 14 Bis em Guaxupé. A população da região agradece a existência de uma sala de cinema na cidade, motivo de orgulho. Na coluna Minha História, que escrevo no Correio Sudoeste entrevistando pessoas de gerações mais antigas, o Cine São Carlos é sempre citado, ponto de encontro de diversas gerações. Como lembra Mauri, o município viveu, de 1985 a 2000, um período de afastamento da sétima arte, acabando, pouco a pouco, com o hábito de ter o cinema como referência social. Contribuiu para isto, também, o surgimento da internet e o avanço tecnológico, que permite assistir a filmes em alta qualidade no conforto de casa. Mas a telona e o cheiro de pipoca continuam exercendo seu fascínio. Toda sexta, às 18h, o 14 Bis oferece sessões gratuitas no cineclube, com qualidade e diversos estilos. Exibe, constantemente, filmes que estão em cartaz nas principais salas de cinema do país. Certamente, o 14 Bis confere um charme especial à cidade. Parabéns pra você!

Nesta quarta-feira, 10.nov.10, fez exatamente 10 ANOS que o Cine Teatro 14 Bis de Guaxupé exibiu sua primeira sessão.

Às 20h00, do dia 10 de novembro de 2000, uma sexta-feira, o Cine 14 Bis abriu suas portas e exibiu o filme "O AUTO DA COMPADECIDA". Iniciava ali um grande projeto cultural que mudou e marcou a vida de muitas pessoas de Guaxupé e da região.

Foram mais de 600 filmes exibidos, entre nacionais e grande lançamentos internacionais. O Cine 14 Bis se tornou promotor de ações culturais e atividades de valorização à arte e à cultura.

Houve, também, apresentações teatrais, musicais, exposições de artes, saraus, shows, casamentos, formaturas, palestras, formação de coletivos, grupos de teatro, participação de escolas.

Enfim, são 10 anos, uma geração. Minha geração não conviveu com o cinema em Guaxupé (o São Carlos fechou em 1985), agora temos uma geração de adolescentes que pode contar histórias e filmes vividas e assistidos no Cine 14 Bis.

Sabemos de nossas limitações e tentamos melhorar a cada dia. No Brasil, apenas 6% dos municípios têm sala de cinema. Dos municípios com menos de 100.000 habitantes, apenas 4% têm sala de cinema. A forma de gestão do Cine 14 Bis é tida como modelo de trabalho e criatividade. Hoje, mantemos duas salas e cidades pequenas, sendo uma em Guaxupé (a pioneira, 10 anos) e outra em São Sebastião do Paraíso (7 anos).

Agrademos a todos que prestigiam, criticam e participam desta história.

Saudações,

Mauri Palos
Cine 14 Bis


Comentários

Postagens mais visitadas