amostras do boca a boca 3

Na quinta à noite, estive no Polivalente conversando com alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) sobre patrimônios históricos imateriais, como a oralidade regional registrada no livreto de bolso Boca a Boca. A professora Ana Tauil está desenvolvendo um trabalho relacionado ao centenário de Guaxupé em que os alunos redescobrem costumes passados. A 2ª edição do livreto, produzida em 2007 pelo jornalista Silvio Reis e por mim, inclui, junto com os verbetes bem-humorados, uma reportagem sobre várias vendas da zona rural da nossa região. A maioria desses locais fecharam porque, hoje em dia, os trabalhadores rurais não costumam mais morar nas fazendas, atraídos pelas "facilidades" da cidade. Os atuais supermercados substituíram as charmosas vendas de secos e molhados, onde se encontrava de tudo um pouco, e onde a palavra dada ainda tinha valor, com as dívidas anotadas em livros ou cadernetas e pagamentos mensais. Dia 22, estarei na escola, novamente, para conferir o resultado desse trabalho. Por enquanto, só pra aperitivar, algumas frases inéditas que deverão constar na 3ª edição do Boca a Boca.


Quando estou muito brava eu não falo, mando mensagem.

Sempre que eu tive boa intenção, paguei pensão.

Se com essa crise nóis tamu bebenu desse jeito, imagina, quando passar nóis vamu pra praia!

Mulher sendo diferente uma da outra eu já não to agüentando, imagine se fosse tudo igual.

Você pode até fazer pose com esse jornal, mas quem comprou ele fui eu.

Ele é o primeiro a chegar por último.

Preciso jogar minha âncora em algum lugar.

Sou muito seletiva, não é pra qualquer um que eu mostro os meus caninos.

Ele me deu o fora e eu falei obrigado.

Me dá uma porção de engov.

Eu não tenho dívida, tenho compromisso.

Hoje eu sou uma pessoa encostada.

Virei o maior baixista, baixo tudo no computador.

Eu só cumprimento quem abana o rabo pra mim.

Tem que ter ardência pra administrar a prefeitura. (candidato a prefeito)

Sobre o tal do crescimento sustentável... (candidato a vice-prefeito)

Até cigarro, se for mole, não vai.

Eu to te dando cada pérola, né?

Pra que ficar evoluindo se a gente vai regredir?

Depois de morta, prefiro alimentar os cachorros do que as baratas.

Foi uma noite biodegradante, acordei murcha, chupada.

Essa sacola biodêgrada em 1 ano.

Ainda bem que tem o tar do estado de espírito.

Teu filho, pra mim, é passageiro, pro senhor é para o resto da vida. (educador)

Existe ex-deputado, ex-profissional, ex-tudo, menos ex-filho.

Tenho tudo de rico e o povo me põe apelido de pobre.

Na minha casa só tem homens, e todos são chifrudos.

Depois que cortei o cabelo, rejuvenesci 15 dias.

O carnaval no Rio foi ótimo, peguei até dengue.

Minha vida tá tão assim, sem banho.

Só porque dormi com ela umas três vezes, ocê acha que eu sou íntimo?

Eu não tenho nada pra oferecer, a não ser cachorro... e ainda de rua.

Eu sei que o mundo tá superpovoado, mas se o homem nasceu para procriar, tem que continuar tentando...

Nós vivemos o filé.

A utopia existe.

Uaipod?




QUE O UNIVERSO NOS LIVRE DE QUALQUER TIPO DE ESCRAVIDÃO OU OPRESSÃO, EM 13 DE MAIO E SEMPRE. QUE ASSIM SEJA!

Comentários

Postagens mais visitadas