zumbi no sertão de jacuí


"ZUMBI NO SERTÃO DE JACUÍ" uma produção coletiva de vários amigos com afinidades artísticas. A ideia surgiu quando a guaxupeana Lourdes Lopes foi contratada pela Secretaria de Cultura da cidade para fazer um show no Teatro Municipal em comemoração ao aniversário de 100 anos da nossa cidade. Ela, que canta em vários estabelecimentos em São Paulo, com a maravilhosa Banda Mistura Brasil, de Osasco, reuniu amigos de longa data nesse projeto ousado: contar a história de Guaxupé sob a perspectiva do negro trabalhador. Várias conversas aconteceram com artistas daqui e guaxupeanos que moram e têm seu trabalho estabelecido em São Paulo para se chegar no formato final do que será apresentado dia 1° de junho.
Ao experiente ator Eucir de Souza coube a função de sistematizar o que seria esse espetáculo, dando a orientação para que as pesquisas iniciassem. Com grande entusiasmo, conseguiu reunir outros artistas que não moram mais aqui: Pedro Lemos, Jaqueline Stampone, Paulo Ferreira, e ainda, em seu curto tempo vago, entre um trabalho e outro, reunir-se com a banda para definir o repertório.
Paralelamente, o Grupo Teatral Tramas & Dramas começou a pesquisa, por aqui, de textos e cenas. Vanessa Marques e Ernani Sastre, após uma pesquisa inicial sobre o texto teatral "Arena Conta Zumbi", de Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal, buscaram na literatura informações sobre a vida nos quilombos da nossa região, trazendo o universo historicamente divulgado do Quilombo de Palmares, para a realidade local do Quilombo do Campo Grande.
Um elenco numeroso, incluindo atores de duas gerações, estará em cena para contar essa história, pouco conhecida da população em geral.
Em cena, estrarão: Arlete Mendes, Ernani Sastre, Eucir de Souza, Francis Osmar, Giovana Leonel, Jair Beani, Jaqueline Stampone, José Marques, Juliana Giseli, Leonardo Lutf, Letícia Oliveira, Marcelo Pallos, Mariana Pinho, Maria Júlia Martins, Patrícia Elias, Paula Micheli, Pedro Lemos, Regiane Correa, Tereza de Toledo, Tiago Francis,Vanessa Marques, Willian Rodrigues.
A pesquisa áudio-visual foi feita por Rodolfo Bonifácio e Paulo Ferreira.
O vocal é de Lourdes Lopes, com arranjos de Leandro Teco e execução da Banda Mistura Brasil.
Ao Tramas & Dramas, reuniram-se outras entidades: Casa da Cultura, Grupo Passarim, Instituto 14 Bis, Capoeira Filhos da Bahia.
"ZUMBI NO SERTÃO DE JACUÍ" é a manifestação mais espontânea dos artistas guaxupeanos em comemoração ao centenário da nossa cidade.

Texto: Vanessa Marques.

1° DE JUNHO, NO TEATRO MUNICIPAL DE GUAXUPÉ - 20HS
Ingressos: R$ 10,00


Adianto que haverá surpresas no meio do caminho, a partir do coreto, com a participação dos atores do Núcleo Teatral 14 Bis. Boca: E ocê vai assisti latino?

Comentários

Postagens mais visitadas