a mãe natureza

Considero o Morro do Cascalho um dos pontos mais belos de Guaxupé, com energia especial. Fiquei boquiaberta quando cheguei lá e dei de cara com uma cerca enorme, impedindo a passagem para o sopé e o topo do morro. Daí, inspirada pela Sara Abrão, escrevi este texto para o Correio Sudoeste, que infelizmente foi publicado em preto e branco.
A foto fica bem melhor assim, né?



A Natureza é a mãe de todas as mães, de todos os seres vivos, majestade a ser reverenciada. Mães e filhos afirmam: “Dia das Mães é todo dia”. Mas a linguagem da natureza, poucos podem ou querem ouvir. Quem é essa mãe cujo filho é uma imponente cachoeira? Quem é essa mãe que pariu florestas onde habitam seres de todas as cores? Quem é essa mãe que fornece oxigênio abundante para todo ser vivente, sem preconceitos?
Está passando da hora do ser humano reverenciar a Natureza. Ela tem dado grandes demonstrações da sua força, perante a qual o homem nada pode. Brasileiros são privilegiados, porém abalos sísmicos têm acontecido com maior frequência no País. Em Guaxupé, mesmo, na sexta do Dia do Trabalhador, uma “parte” do vento forte que causou estragos na capital paulista passou por aqui, assustando muita gente.
A falta de respeito do homem é encontrada nas atitudes mais simples, no excesso de tempo embaixo do chuveiro, na dona de casa que insiste em lavar a calçada com mangueira, no jovem que visita as matas e deixa latas de refri ou cerveja, sacos de salgadinhos industrializados, entre outros objetos que denunciam falta de educação.
E quem é responsável pela educação das crianças e jovens? Os mais antigos diziam que vem do “berço”. Mas quando as lições não são assimiladas, outros poderes entram em ação, como a Polícia Florestal e demais órgãos competentes.
O final da Avenida José Cecílio Ribeiro, no Residencial Nova Floresta, aos pés do chamado Morro do Cascalho, descortina uma bela vista do município. Neste lugar, frequentavam pessoas em busca de paz espiritual para fazer suas orações, meditar e contemplar a natureza, ver a lua nascer, tocar violão e cantar com os amigos, atividades que não punham em risco a fauna e a flora.
Em compensação, por ali também passavam desordeiros, vândalos sem nenhum respeito à natureza ou aos moradores do bairro. Abriam os carros para ouvir um som altamente abusivo que incomodava as pessoas e ainda deixavam marcas da sua passagem, como preservativos usados, que poderiam ser facilmente colocados em recipiente adequado.
Um pouco acima do morro fica o reservatório de água da Copasa (na foto, à direita). O desrespeito chegou lá, quebraram alguns equipamentos que fizeram os responsáveis pelo condomínio Residencial Nova Floresta tomar uma atitude: colocaram uma cerca reforçada impedindo o acesso ao morro.
De acordo com informações da Polícia Florestal, ali também acontecia caça ilegal. Dias atrás encontraram um pequeno veado morto numa armadilha. Nas matas ainda preservadas do Morro do Cascalho habitam uma rica fauna, como jaguatiricas, lobos-guarás, raposas, entre outros. Um patrimônio que mesmo sendo particular estava aberto à visitação. Mas as atitudes incoerentes de alguns privaram a maioria de um contato mais íntimo com a Natureza, Mãe de todos nós.


PORTAL DA LUA CHEIA

A lua cheia que iniciou na madrugada de hoje é a mais importante para os esotéricos. Mesmo para quem não acredita, meditar um pouco sobre quem somos nunca é demais. Dizem que é um momento importante para transmutar energias negativas, sentimentos e aspectos da nossa personalidade que já não servem mais, que nos empurram para baixo. Como "buda iluminado", vamos tentar cultivar alegria em nossos corações. Nâo custa tentar, né?

Neste sábado, dia 9 de maio mais precisamente à 1h01, no horário de Brasília, o plano espiritual, junto com todos os que estão nele conectados, comemora o Festival do Buda Iluminado, ou, como é mais conhecido, o Festival de Wesak.

O Buda personifica tudo o que se traduz em sabedoria, paz e luz, e por isso, nesse dia, podemos por meio do silêncio interno e da meditação nos conectar a essas energias. Este é um dos mais importantes festivais da lua cheia e teremos a oportunidade de entrar em contato com o que há de mais profundo dentro de nós.

O sol no signo de touro e a lua cheia em escorpião levam a nós a possibilidade de transformar nossa maneira de se relacionar com o mundo, a vida, as pessoas e principalmente com o que há de mais sagrado em nós. Esta será uma jornada de volta ao lar interior, de volta à casa paterna, como fez o filho pródigo.

Entrando em contato com nosso eu mais profundo, poderemos iniciar um novo processo de mudanças. E, a partir desse dia, podemos esperar por uma série de acontecimentos transformadores em todos os setores de nossas vidas. É um dia de lua e paz e são esses sentimentos que devemos despertar em nossos corações. Nesse momento, acionamos a ponte que liga nossa humanidade ao mundo espiritual e promovemos o equilíbrio entre nossa personalidade mundana e nosso eu superior. Temos a oportunidade de lançar a lua às nossas sombras, ao que há de mais difícil e obscuro dentro de nós. Lançando lua às sombras, fazemos contato com o que existe de superior em toda humanidade e nossa aproximação com Deus, dentro e fora de nós, com a Energia Maior que rege nosso Universo acontece milagrosamente.

Caso você sinta necessidade de entrar em contato sutil com o plano espiritual e unir sua energia a esse plano, poderá fazê-lo apenas por meio da meditação, que deve ser feita no sábado a qualquer hora do dia. Lembre-se que esta é uma festa, portanto, deve haver alegria e libertação. Procure um lugar gostoso, que pode ser em sua casa ou em meio à natureza. Pense em você, nos problemas que por acaso esteja passando e peça o auxílio dessa grande energia emanada em sua direção. Assim que você sentir a conexão e o calor em seu coração, deve direcionar os pensamentos para a humanidade, Deus e o Universo e visualizar uma ponte que une tudo isso a todos nós. É nesse instante, que você irá sentir que "todos somos um", vindos de uma única Fonte.

Devemos ter em mente que, energeticamente falando, este é o momento mais potente do ano, pois temos a oportunidade de crescimento, expansão e iniciação de nossas almas. Pare e sinta. Caso for chamado, una-se a todos nessa enorme corrente de energia. Mas não se esqueça, a alegria é uma das mais marcantes características do Buda Iluminado, portanto, abra seu coração para que essa alegria penetre sua alma. Quando nos conectamos à alegria, tudo começa a funcionar de forma natural e espontânea em nossas vidas e é por isso que a alegria deve ser o motor de nossos dias.

Coma alimentos leves, coloque uma roupa confortável e faça sua meditação a qualquer hora deste sábado. Depois, basta esperar pelas mudanças que começarão a acontecer rapidamente em sua vida. Fique com Deus e não se esqueça de invocar os anjos.
(texto recebido por e-mail)



DIA DAS MÃES

Coisa boa é festejar o Dia das Mães, por mais comercial que a data tenha se tornado. Não existe amor mais puro, genuíno, desinteressado que o das mães: "amo porque amo". É interessante quando não conseguimos explicar porque amamos determinada pessoa. Daí, fica mais difícil esse amor acabar, pois não há nada que ela faça que possa extingui-lo, não amamos porque a pessoa nos dá determinada coisa ou porque é de determinado jeito.
Simplesmente, amor!

Comentários

Anônimo disse…
Ontem à noite estava discutindo sobre esse assunto com uma amiga... Estávamos subindo a rua a caminho de nossas casas, quando um infeliz passou de carro, quase nos atropelou e ainda nos dirigiu com palavras que não me cabe dizê-las aqui!
Depois disso subiu a rua com seu grito tonto e insultando todos que passavam por ali.

Atitudes como essas são próprias de pessoas que não têm o mínimo respeito por si próprio, pois serão vítimas de censuras e enquadradas na lei!

Mas, para um país que não tem lei, isso é divertimento... ou para os mais crédulos, "porteira neles"!!!

É uma pena! Cada dia mais me envergonho de ser brasileira!
Anônimo disse…
Ah... segundo Ortega Y Gasset, o século XX seria marcado pela "revolução das massas" e o seu triunfo. Parafraseado por Nelson Rodrigues: "O Séc. XX será marcadpo pelo triunfo dos idiotas..."

Porteira neles!!!

Enquanto isso eles estão soltos e nós privados de todo bem que a Terra pode ainda nos fornecer!
Anônimo disse…
Obrigada pela música... agora é que vi! rs! Adoro JB! Ele é uma lindeza, como dizia minha avó!!!
bisteca disse…
ai, loreny...
triunfo dos idiotas, jamais, lutaremos até o fim!
como diz caetano cury, água mole em pedra dura tanto bate até que cansa... mas também depende da pressão da água, né?
Anônimo disse…
morro caralho...onde fico louco para cascalho.....sem comentario para tanta maravilha ......
Tatiana Abrão disse…
Sheilita,
Parabéns por divulgar o portal de lua nova em Touro, momento que, quando atentos, nos emana a mais pura energia de paciência, persistência e reflexão sobre o ter e ser.
Somos realmente capazes de nos transformamos interiormente em comunhão com a natureza? Temos respeito pela natureza?
Enfim, que os seres deste planeta, possam, em tempos de transição, ser melhor e ter a paciência de olhar a todos com a mesma atenção e carinho que temos com nós mesmo.
Um abraço!
A foto do Morro ficou simplesmente linda!
Bjos
Taty Abrão
Taty Abrão disse…
Digo,
Enfim, que os seres deste planeta possam, em tempos de transição, ser melhores e que tenham a paciência de "olhar" a todos com a mesma atenção e carinho que temos com nós mesmo.

Postagens mais visitadas