balaio cultural em guaxupé

Termina hoje, às 18h, a exposição de artesanato regional Balaio Mineiro. Mesmo com a ausência de algumas cidades, como Poços, Muzambinho, Nova Resende e Pratápolis, há muita diversidade de produtos. Alguns surpreendem pela sofisticação, como os móveis feitos com madeira de café, pelo sr. Paulo, de Cabo Verde. Ou os produtos feitos em patchwork, de Monte Santo de Minas; no tear, de Carmo do Rio Claro; os singelos santinhos da Zenaide, Patrícia e Jéssica Artesanato, de Paraguaçu; os produtos em algodão da Associação Fios da Terra, de Guaranésia; as bonecas e objetos de decoração produzidos com material reciclável e com grãos de café, da Casa do Artesão de Botelhos. É desta cidade a Lua Luna Criações, que faz meigos e modernos buquês de casamento com bonequinhos de Santo Antônio. Muito generosa esta nova moda, assim, as aspirantes a encontrar um marido podem, se quiser, presentear amigas menos "sortudas" na hora de pegar o buquê e, ainda, guardar de recordação um estiloso souvenir, já que as flores têm vida curta.
















Ontem aconteceu o show com o instrumentista, cantor e compositor mineiro Maurício Tizumba e os Meninos de Minas, integrantes do projeto Oficina Instrumental Meninos de Minas, que o músico desenvolve com jovens adolescentes de Betim e Itabira.

"O projeto existe desde 2001 e já proporcionaou a centenas de adolescentes, com idade entre 14 e 17 anos, a participação em diversas atividades artísticas, além de palestras com temas diversos discutindo ética, cidadania, qualidade de vida e assuntos específicos de interesses dessa faixa etária.

Como resultado das oficinas, alguns participantes são selecionados para compor o grupo de apresentações e têm atividades focadas em performance de palco para realizar ações que divulgam o projeto. Este grupo já se apresentou em diversas cidades de Minas, do Brasil e do exterior, como Espanha, Portugal e Cabo Verde."












A advogada Tatiana Abrão ao lado do autor Eucir de Souza, que prestigiou o show Tambores de Minas e, neste momento, ministra a oficina de teatro "Quer Brincar?", dentro da programação do Festival Tramas & Dramas, que vai até o final deste mês. Confira a programação completa aqui.

Comentários

Lorene Portugal disse…
Desta vez nem fiquei sabendo do Balaio! Puts, em que mundo estou???
Anônimo disse…
Nem imagino... rs
Mas Lorene, é habitual não haver ampla divulgação deste evento.
Sheila

Postagens mais visitadas