pérolas do youtube

Talvez postagem como esta fosse mais adequada ao facebook, mas não consigo desviar meu foco deste blog. Definitivamente, me sinto parte da blogosfera. Junto com o Google, Wikipedia e Youtube, não necessariamente nesta ordem, representam minhas grandes fontes de conhecimento e inspiração no mundo virtual. Deixando de lado conjecturas, aqui estão três vídeos excepcionais do youtube, dicas de dois amigos descolados, Laíse Diogo e Rodolfo Bonifácio. Dei preferência a estes vídeos, em detrimento das sugestões do Evandro Mesquita, certamente bem interessantes, mas que conhecerei noutra hora (a não ser Sambô, que curti ao vivo no Clube Guaxupé) em questões musicais.

1ª pérola: Carrossel do Destino, do Antônio Nóbrega, grande mestre da cultura popular brasileira, que Rodolfo teve o prazer de conhecer durante curso no Teatro Brincante, em São Paulo. Agora, o ator guaxupeano vai estrear no cinema com uma figuração na cena final de um filme sobre o multiartista pernambucano, que está sendo feito por uma produtora paulistana.



2ª pérola: Intimamente relacionada com a anterior, neste vídeo, Maria Eugênia, filha do mestre pernambucano, uniu com maestria passos de dança da cultura popular, ginástica olímpica (não sei se é este o termo correto) e música instrumental, tudo muito harmonioso e cheio de graça.



3ª pérola: Nesta, o clímax final, Mortal Loucura, com lágrimas nos olhos. Coisa linda de se ver e ouvir. Espetáculo Onqotô, do Grupo Corpo, de 2005, com trilha sonora de José Miguel Wisnik e Caetano Veloso. Sem palavras. Espero que você também aprecie.



Na oração, que desaterra … a terra,
Quer Deus que a quem está o cuidado … dado,
Pregue que a vida é emprestado … estado,
Mistérios mil que desenterra … enterra

Quem não cuida de si, que é terra, … erra,
Que o alto Rei, por afamado … amado,
É quem lhe assiste ao desvelado … lado,
Da morte ao ar não desaferra, … aferra.

Quem do mundo a mortal loucura … cura,
A vontade de Deus sagrada … agrada
Firmar-lhe a vida em atadura … dura.

O voz zelosa, que dobrada … brada,
Já sei que a flor da formosura, … usura,
Será no fim dessa jornada … nada.

(José Miguel Wisnik)

Comentários

Postagens mais visitadas