imagens provocativas

A tecnologia tomou conta do foyer do Teatro Municipal e algo especial de se ver acontece por lá até sábado, 16. Imperdível para quem é sedento por novidades ou, simplesmente, gosta de apreciar o belo. O VIVO ARTE.MOV apresenta Geografias Imaginárias, uma sofisticada exposição de arte e tecnologia audiovisual aberta ao público, com entrada franca. Entre biombos confeccionados especialmente para a ocasião, imagens em vários tamanhos, produzidas e projetadas através de técnicas, também, diversificadas, e com conteúdos que levam à reflexão. Em cada uma das "salas", o público tem a assessoria da Tuany, Karina e Laíse, do Instituto 14 Bis, que explicam a proposta de cada obra, bem como as tecnologias envolvidas.
"Nosso objetivo é mostrar que as novas tecnologias tornaram o audiovisual acessível para quem quiser experimentar e produzir", explica Rodrigo Minelli, professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG, na área de vídeo e novas tecnologias, e idealizador deste projeto. Segundo ele, as novas tecnologias promoveram a democratização da arte que, por sua vez, ganhou novas dimensões.
Outra função do ARTE.MOV é estimular a produção audiovisual em cidades do interior. Guaxupé foi uma das quatro cidades a receber o projeto, especialmente por ter um ponto de cultura ligado ao audiovisual, no Instituto 14 Bis. Ontem, 13, aconteceu um debate de ideias mediado por Rodrigo, com a participação de Dellani Lima, videoartista e produtor cultural residente em BH, e do publicitário Caetano Cury, autor de quadrinhos que ganharam dimensão na rede (http://opanca.blogspot.com/).

"O deslumbramento, o encantamento despertam o desejo do artista de produzir algo a partir do que ele vivencia." (Dellani Lima)





Instigados pelas palavras do Dellani, Silvio Reis e eu saímos após o evento tirando fotos das lixeiras públicas que sofreram vandalismos: a imagem ganha conotação política, estimula a cidadania.





A música Tocando em Frente (musicão), de Almir Sater e Renato Teixeira, diz "ando devagar porque já tive pressa...", um contraponto à concepção de tempo proporcionada pelas novas tecnologias, onde tudo é muito rápido, o que se vê não é mais o que era antigamente.

Comentários

Lorêny Portugal disse…
Fotos undergrounds.... fotos urbanas... Embora o estrago, a solidão do indíviduo... Estas fotos dizem muito! Adoro!
Anônimo disse…
oi, loreny!
ce visitou a exposição Geografia Imaginárias? muito boa!
a instalação audiovisual que mais curti está disponível neste endereço, chega lá:
http://www.vimeo.com/frred77

gostei dessa foto!
bjs

Sheila

Postagens mais visitadas