café com polenghinho

Depois do queijo com cafezinho, veja texto e foto da assessoria de comunicação da Prefeitura sobre o estacionamento de motos (23 vagas) no centro.

Até que enfim começaram a limpar a Polenghi. Conforme me informou, agora a pouco, um funcionário, a empresa é a responsável por esta limpeza. Falou, também, que a Polenghi pretende vender o terreno com as ruínas da extinta indústria. Sendo área de APP - Área de Preservação Permanente, gostaria de saber se é permitido construir no espaço, localizado a menos de 30 metros do Rio Guaxupé. Desta forma, quem se interessaria em comprá-lo?

Seria muito mais magnânimo por parte dessa multinacional (com sede na França) restituir a vegetação nativa e transformar a área no Parque Polenghi, por exemplo, para que futuramente, quando seu nome for citado, as pessoas se recordem com alegria da empresa que gerou tantos empregos na década de 70 e, posteriormente, reflorestou o local para as gerações futuras. Certamente, agregaria valor à marca, que mesmo não tendo sede no município, poderia somar esta ação aos seus atos de responsabilidade ambiental. Ou, ainda, doar ou vender por um preço simbólico o terreno para a Prefeitura de Guaxupé, que ficaria responsável pela construção do parque.



Fotografias Café com Leite em Madrid

Promovida pela Associação Café com Leite, a exposição de fotografias “Retrato de La Ruralidad em La Regiõn Café com Leite - São Paulo/Minas, de 24 a 30 de janeiro, no Espaço Cultural Casa do Brasil, em Madrid, Espanha, expressa, a ruralidade contemporânea da região ­­– Circuito Café com Leite – São Paulo / Minas, mesclando imagens fotográficas em meio a um cenário rural.

No ato de abertura da exposição, dia 24, a Casa do Brasil ofereceu um coquetel regado a vinho tinto espanhol, servido no próprio ambiente da exposição e ao som de música de raiz que deu um toque ainda mais rural em meio ao cenário montado.
A exposição cultural foi composta de 40 fotos do artista plástico brasileiro Igor Gomes e com participação de Guto Nasser, distribuídas em 5 painéis de vidros cuja visibilidade se complementou com cenários alusivos ao mundo rural, montados com madeira , peneiras , grãos de café , cordas de sisal , sacos de juta com diagramas de fazendas produtoras e objetos representando o Café e o Leite. As fotos retratavam um pouco do cotidiano rural, paisagens naturais e agrícolas, objetos e utensílios, arquitetura, expressões e cenários etc.

A Associação Café com Leite, com abrangência interestadual São Paulo /Minas, tem sede em Mococa-SP, e é uma entidade sem fins lucrativos com interesse no turismo, meio ambiente e no desenvolvimento rural em sua região de atuação. Idealizada a partir do evento "Encontro de Turismo na Fazenda" ocorrido em 1997 em Mococa, oficialmente foi criada em 25 de fevereiro de 2002 com sócios formados, na grande maioria, por produtores rurais paulistas e mineiros e pessoas com atividades identificadas e vinculadas ao turismo, meio ambiente e no desenvolvimento socioeconômico do espaço rural, seja na prestação de serviços, no comércio, na indústria, no ensino, no turismo e cultura e em atividades agropecuárias, entre outros.

Por que Café com Leite?
Com esta exposição fotográfica pretendeu-se mostrar aspectos da ruralidade na Região Café com Leite - São Paulo/Minas, região esta cujo território compreende 10 municípios paulistas e igual número mineiro, situados no nordeste de São Paulo e sudoeste de Minas Gerais. Esta região se desenvolveu e enriqueceu com a cultura do café, na segunda metade do século XIX, surgindo já no inicio do século XX a primeira grande diversificação agropecuária com a exploração da pecuária de leite, identificando-se dessa maneira esta região, que historicamente se confunde com o café de São Paulo e o leite de Minas.

A grande parte das propriedades rurais históricas existentes tem em comum os cinco elementos básicos de uma típica fazenda café com leite compostos de: 1) casarão da sede e seu entorno com jardim, pomar e anexos, 2) terreirões de café com suas estruturas de aquedutos, lavadores de café, depósitos de ferramentas e utensílios etc. 3) tulha com sua estrutura interna em madeira, máquinas de beneficiamento de café e aberturas por onde recebem o café em coco depois de seco no terreirão. 4) colônia composta de casas de funcionários, 5) estábulo para ordenha e curral de manejo do gado leiteiro. Acrescido a estas cinco estruturas básicas, muitas fazendas ainda apresentam outros elementos representados principalmente por: capela, escola rural, venda da fazenda, serraria, paiol, etc.

A denominação turística Café com Leite também é uma alusão à política da velha república quando se alternavam no poder governantes de São Paulo e Minas Gerais e que ficou conhecida como política do café com leite. Até os dias de hoje, nesta região, o café com leite continua presente, na exploração agropecuária de pequenos, médios e grandes produtores rurais, estando do lado mineiro a maior cooperativa de café do mundo - Cooxupé – e, também, a segunda no ranking, a Cooparaíso. Do lado paulista encontramos a maior empresa produtora de leite do Brasil- Leite A Bela Vista e também a tradicional empresa mocoquense de produtos lácteos - Mococa S.A.

Riquezas naturais e culturais características deste espaço geográfico formado pelos 20 municípios que estão situados na bacia hidrográfica do Rio Pardo traduzem também a forte identidade existente, onde a vegetação característica é representada pela transição entre dois importantes biomas brasileiros – Cerrado e Mata Atlântica.
Não bastasse a exuberância da natureza, as paisagens fantásticas, as riquezas minerais, as fazendas centenárias, a abundância de água, a hospitalidade do povo, a diversidade de estilos arquitetônicos, a produção artesanal rica e variada, as festas tradicionais, as cidades tranqüilas, a culinária deliciosa e, principalmente, a cultura popular, o turismo no espaço rural, destacando-se o segmento do turismo rural em fazendas históricas dos antigos coronéis do café e em fazendas de produção agropecuária e de lazer já é , nesta região café com leite – São Paulo / Minas - uma realidade, por meio dos Roteiros Turísticos Café com Leite.

Luiz Augusto Nasser
Presidente da Associação Café com Leite

Contato: circuito@cafecomleite.tur.br



Luiz Augusto Nasser (de vermelho)












Estacionamento exclusivo para motos ganha adesão da população.

Quarta-feira, 14 horas e o registro fotográfico de como os motociclistas de Guaxupé estão se habituando a utilizar o estacionamento exclusivo de motos em frente à prefeitura. São 23 vagas de cada lado da Avenida totalizando 56 espaços para estacionamento de motos o que representa a fundamental liberação de 56 vagas para os carros que já enfrentam dificuldades para achar uma vaga.
A prefeitura acreditava que era uma simples questão de tempo e de conscientização dos motoristas. Claro que com o sol brilhando, o número de motos nas ruas aumenta e em consequência disso e do desejo de colaborar com o trânsito da cidade, o uso do estacionamento exclusivo também aumenta. Esse período de conscientização e de formação do hábito de utilização desse novo espaço é fundamental antes que sanções sejam aplicadas.
O bom funcionamento do trânsito e o sucesso das ações que visam melhorar as condições de utilização das vias públicas é responsabilidade de todos e cabe à população apoiar as ações e fazer sua parte.


Valéria Cecília Roque - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé:

Desculpem-me, mas sou uma grande observadora desse espaço, visto que estacionar o carro na avenida, no horário comercial, é um grande desafio. Além dos pontos de táxi, as motos ocupam espaços, muitas vezes, do tamanho de um automóvel. Então, tenho que discordar, em partes, deste comunicado. Se houvesse fotos de todos os ângulos do referido estacionamento ficaria claro que nem metade das vagas estavam ocupadas nesse dia ensolarado.

É difícil crer que um motociclista que vá ao Banco do Brasil ou o Itaú se conforme em ocupar uma vaga em frente à Prefeitura. Vai ser preciso muita multa e protestos para conseguir tal façanha. Mais interessante e saudável seria admitir que a criação de um estacionamento de motos naquele ponto foi precipitada e, portanto, tornar o mesmo um ponto facultativo, também, para automóveis.

Comentários

Postagens mais visitadas