caravana digital




Todo Mundo no Teatro apresenta O Pequeno Príncipe

O projeto “Todo Mundo no Teatro” já faz parte das melhores opções de diversão da família guaxupeana, trazendo uma programação diferenciada para o final de semana. Dessa vez, apresentamos um clássico da literatura internacional que fez e faz parte da infância de muita gente: O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry.
Com adaptação e direção de Daniel Neves, a peça conta de forma encantadora a aventura do pequeno menino príncipe de um planeta distante, que sai em busca do sentido da vida, e descobre que as coisas essenciais são enxergadas apenas com o coração.
A encenação acontece dia 18 de maio, às 20 horas, no Teatro Municipal. Os ingressos são ao preço popular de 10 reais. Venha com toda a família e divirta-se muito.


(Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé)

Na gestão do Dr. Heber, quando começaram a construção do Teatro Municipal no prédio do antigo Hotel Cobra, tombado pelo patrimônio histórico, uma grande preocupação era se a obra seria um "elefante branco" ( http://www.recantodasletras.com.br/redacoes/167167 ) daquela administração, ou seja, um presente incômodo à comunidade. A falta de um grupo de teatro municipal, deixaria o local subutilizado. Felizmente, não foi o que aconteceu. Além do atual projeto Todo Mundo no Teatro, atualmente, Guaxupé possui um grupo de teatro profissional, o núcleo teatral do Instituto 14 Bis. Agora, o importante é cuidar bem desse nosso patrimônio.



A utilização de elefantes, de qualquer cor, em espetáculos ou a simples domesticação dos mesmos é repugnante. Deu vontade de ler O Roubo do Elefante Branco, de Mark Twain. Lembro de um trecho do Pequeno Príncipe em que ele desenha uma jiboia com um elefante no estômago (uma jiboia matar um elefante é compreensível, mas um humano, não). Os adultos veem seu desenho e dizem que é um chapéu. O menino diz: "As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, estar toda hora explicando."

O adulto cresceu e levou a criança em seu interior, como a cobra e a comida. Infelizmente, a maioria esquece a criança em algum ponto da sua trajetória de vida. E tudo fica mais complicado. Assisti a este filme no extinto Cine São Carlos. No final, chorei tão intensamente que minha prima Jacqueline ficou desconcertada. Somente depois li o livro. Mas nunca me esqueci das suas mensagens, tipo, "você se torna eternamente responsável por aquilo que cativas" ou "olha, é uma flor, ela me cativou" ou "só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos". Peço perdão àqueles que magoei, pelo caminho, ao esquecer a criança escondida em algum fundo de mim.

Se vivesse hoje em dia, talvez o Pequeno Príncipe aproveitasse as novas tecnologias para levar sua mensagem aos recônditos do mundo. Nenhuma criança se furta ao prazer de uma nova descoberta e as mídias digitais, atualmente, são top de linha no quesito ousadia e experimentação. É para compartilhar atividades pautadas pela arte, tecnologias e novas mídias, criadas dentro do Programa Vivo Lab, que o Projeto Caravana Digital, uma ação itinerante de circulação e democratização cultural, vai se instalar em Guaxupé, de 25 a 28 de maio, com uma programação diversificadíssima: cinema de rua, teatro, exposições, mostras audiovisuais, oficinas, exibição de documentários, palestras e muito mais. "O Programa Vivo Lab é resultado do trabalho e construção coletiva de artistas, produtores e realizadores de Minas Gerais que atuam nos projetos Arte.Mov, patrocinado pela VIVO via Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais." Em Guaxupé, conta com a parceria do Instituto 14 Bis, que por ser um Ponto de Cultura conseguiu que este projeto viesse para o município. Em seguida, o Caravana Digital parte rumo a Juiz de Fora, Cataguases e Montes Claros.


Comentários

Postagens mais visitadas