só desenho e pintura

Essa coisa de dia disso, dia daquilo não me agrada. Coisas importantes devem ser importantes todos os dias. Como a árvore ou a paz, por exemplo. Por este motivo, só pra contrariar, nenhuma foto de árvore nesta postagem. Mais importante que plantar é cultivar, preservar e respeitar nossas árvores.

Mas pra mostrar que intolerância, inflexibilidade e arrogância não combinam com tudo que é bacana, vamos escrever um pouco sobre a paz. Porque essa palavrinha com tão poucas letras tem grande conteúdo: "tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo." Será?

Achei muito interessante este trecho encaminhado pela ONG Angakira, por intermédio da Silvia Costa:

Repensando a noção de paz

Na ânsia de concretizar um projeto de paz, a humanidade corre o risco de idealizar ou romantizar a paz, podendo fazer do pacifismo um campo muito propício párea discursos fáceis e emocionais, ou mesmo um modismo. Daí a importância de superar o conceito de paz como ausência de guerra ou perturbação, evoluindo para uma noção mais positiva, associada às experiências humanas, tais como justiça, igualdade, direitos humanos e democracia.
A concepção da paz apenas como ausência de guerra pode esconder a justificação da violação dos direitos humanos, da pobreza e da miséria, uma vez que a violência não se exerce unicamente através da agressão física direta ou dos armamentos, mas também através de outras formas menos perceptíveis, mas não menos perversas.
Em vez de considerá-la como algo para o amanhã, uma espécie de ideal nunca alcançado, podemos pensar na noção de paz como uma agenda de ação, superando certa associação do termo com passividade, tranquilidade ou mesmo inércia. (...) A paz é um processo no qual nos engajamos, participamos e construímos.

Texto reduzido, extraído da obra: Aprender a educar para a Paz. Marcelo Rezende Guimarães, Goiás: Editora Rede da Paz, 2006.

Nenhuma foto, só desenho e pintura



Veja quanta paz cabe num espaço tão pequeno, como o universo da cidadezinha do interior que a artista plástica Lik consegue expressar com tanta poesia. Note que a paz está rodeada de árvores, sempre.

Comentários

Postagens mais visitadas