pra você, o que é Educação?

Esperança. Ampliando o discurso, para mim, Educação é o que norteia a conduta dos seres humanos em todos os campos: familiar, social, amoroso, pessoal, profissional, etc. É certo que começa em casa, mas é socialmente que ela se consolida, que a colocamos, realmente, em prática. A Educação é multifacetada, subdivide-se em formal ou espontânea, esta segunda, a que adquirimos por instinto (ou consciência). Esta modalidade é mais charmosa porque nos diferencia uns dos outros. Porém, a formal é a que tem mais peso para implantar as mudanças comportamentais que precisam acontecer para sete bilhões de pessoas continuarem coexistindo neste planeta. Por exemplo, sempre defendi a inclusão da Posse Responsável de Animais no currículo escolar. Educação ambiental, também, claro. Porque, hoje em dia, pais omissos - ou despreparados pra responsabilidade de criar um cidadão do mundo - esperam que a escola ensine tudo aos seus filhos. Cada vez mais procuram "terceirizar" a Educação. Talvez, nem por má fé, mas ignorância. E assim, se a escola não absorver essa responsabilidade, continuaremos mal-criados.



Este vídeo é ótimo. Ficaria orgulhosa de tê-lo produzido junto com meus companheiros do Núcleo 14 Bis de Audiovisual (atualmente, trabalhamos num vídeo sobre Juventude & Educação). Não precisamos saber o idioma francês ou inglês para compreender a linguagem universal. Infelizmente, nem precisamos viajar tão longe. Todos os dias, nas ruas e na Praça do Rosário, me deparo com a miséria humana (miséria como sinônimo de sujeira).













E com o descaso da administração pública em relação a essa praça (não sei quanto às outras). Estas cenas me remetem a uma conversa recente, em que uma pessoa me contou que disse ao atual prefeito para ele não se preocupar com a beleza das praças e canteiros do centro da cidade, porque quem repara nisso é a elite, que ele deve continuar trabalhando nos bairros, para os mais pobres... Bem, não estou atualizada sobre os feitos da prefeitura. Mas tenho certeza de que esse discurso de elite versus povo está totalmente equivocado, ou melhor, ultrapassado. Como diria o slogan anterior do governo federal, uma cidade deve ser para todos. E se a maioria, pra continuar no tema, não percebe a importância de uma boa educação para uma comunidade, cidade, ou país, é dever dos governantes ampliar esses horizontes. Senão tudo vai continuar no "pão e circo". Pelo menos, aqui, neste blog, panis et circenses somente a bela música de Os Mutantes.

Epa, os foguetes, lá fora, me trazem de volta à realidade. Negócio bom é Expoagro e futebol. Então, melhor parar de jogar conversa fora...


MESTRE SAMICO
"Nem sempre a gente é o que pensa que pode ser."

Comentários

Postagens mais visitadas